Quando se trata de “acessorizar” seu veículo, existem peças que vão além da estética e que podem melhorar a performance do carro, é só fazer as escolhas certas. Separamos neste post 4 acessórios essenciais para melhorar o desempenho de um automóvel.

Continue lendo o post e descubra!

Acessórios automotivos não são apenas uma questão estética

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é apenas o motor que determina o desempenho de um automóvel. Existem acessórios que otimizam o desempenho de veículos e que fazem valer o investimento.

Se você mudar a mentalidade de que acessórios automotivos servem apenas para decoração, ficará surpreso com formas econômicas de fazer seu carro render mais. Confira: 

1 – Pneus

Quando se trata de garantir a segurança do motorista e de seus passageiros, os pneus são acessórios fundamentais. São eles os principais responsáveis por garantir que o veículo se mantenha estável ao rodar pelas ruas e rodovias, mantendo uma boa aderência em dias de sol e de chuva.

Mas, não é apenas neste aspecto que os pneus têm a sua importância. Eles também podem melhorar o desempenho do seu veículo ao estarem bem calibrados, o que garante uma viagem sem engasgos e com mais economia de combustível. 

É importante também que os pneus do seu carro estejam dentro da validade, não tenham riscos, não possuam qualquer irregularidade ou estejam ressecados, e o ponto mais crítico de todos: você jamais deve rodar por aí com o seu carro se os pneus estiverem carecas!

Se você quer sair do básico, existem pneus mais altos, que podem garantir que seu veículo alcance velocidades mais altas, assim como pneus mais largos, que  aumentam a estabilidade do veículo. 

2 – Filtro de ar

Para que o motor tenha um bom funcionamento, é essencial que não superaqueça. E para que seja resfriado, é necessário receber ar externo vindo da parte dianteira do automóvel. É  claro que, com o ar, também pode entrar poeira e outras partículas de sujeira. É aí que o filtro de ar entra em ação.

É comum que os automóveis vindos direto da fábrica possuam filtros de ar de papel, que, embora seja eficiente para reter essas partículas de sujeira, permitem pouca passagem de ar para o motor, resultando em uma perda de desempenho na hora de refrigerar a peça.

Os filtros de ar esportivos possuem uma malha metálica que garantem uma maior refrigeração do motor, já que possibilita uma passagem melhor de ar, gerando maior potência para o seu carro.

Por outro lado, como ele permite uma maior entrada de ar, é bom ficar atento à manutenção e limpeza para que os componentes não se desgastem rápido, já que acaba entrando mais poeira e partículas de sujeira também.

3 – Câmeras de ré

A câmera de ré é outro acessório que agrega bastante valor ao seu automóvel, além de ser extremamente útil para garantir a segurança, tanto de quem está estacionando quanto do pedestre, principalmente em ambientes com pouca iluminação. 

Ela funciona de forma bastante simples: na parte traseira e central do automóvel, é instalada uma câmera que é acionada sempre que a marcha ré for engatada, projetando a imagem capturada na tela de uma central multimídia.

A maioria das câmeras de ré também contam com um sistema que funciona até em locais com pouca ou nenhuma luz, além de possuírem um bom ângulo de abertura, facilitando no momento em que você irá manobrar seu veículo, mesmo de noite. Ademais, você não corre o risco de atropelar um pedestre sem querer quando for dar a ré no seu automóvel.

4 – Bancos em couro

Este acessório, além de garantir uma boa estética para o seu veículo, traz diversos benefícios para todos os ocupantes do carro. Quando usado em um carro que possua ar condicionado, o couro não permite que o corpo do motorista e o dos passageiros esquentem. Fora ser impermeável e não acumular odores, tornando a sua limpeza mais fácil que a de bancos revestidos em tecidos.

O couro, seja sintético ou natural, é um material de alta durabilidade e que mantém o interior do seu automóvel com aspecto de novo por mais tempo, além de proporcionar mais conforto e requinte no visual. Além de que, agrega valor ao veículo para uma possível futura revenda.

Está pronto para aumentar o desempenho do seu carro?

É importante sempre procurar centros automotivos especializados, que possam instalar qualquer acessório em seu automóvel, para que tudo seja perfeito e de acordo com os seus gostos.

E é claro que é preciso procurar lojas que vendam produtos de qualidade, originais e com os melhores preços. Então não dê bobeira!