acessórios-para-carros

Você já percebeu que, quando está realizando a busca pelo automóvel ideal, alguns acessórios podem fazer o valor final do veículo ficar altíssimo? Este é um dos motivos de incorporar acessórios para carros no seu veículo!

Continue lendo e saiba mais!

Quais são os benefícios dos acessórios para carros?

Quando precisar comprar um automóvel, além de escolher o modelo ideal e fazer o test-drive, é possível escolher os acessórios que poderão compor o veículo. Eles podem ser tanto opcionais de fábrica – que podem ser vendidos em pacotes -, ou acessórios para modelos específicos de automóveis que só são vendidos em lojas de autopeças especializadas, à parte.

Neste momento, recomendamos que você pesquise bem e apenas escolha os acessórios que serão realmente úteis, para não pagar por algo que pode não te agradar no futuro. Lembre-se que sempre é possível customizar o seu automóvel, comprando as peças e acessórios em lojas de autopeças, o que pode sair até mais barato.

Pensando nisso, separamos 5 motivos para você adquirir acessórios para o seu carro, confira!

1 – Estar de acordo com a legislação

Existem acessórios que são exigidos por lei e o automóvel precisa sair de fábrica com eles, como é o caso de airbags, que são obrigatórios desde 2013. E, no final de novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicou uma lista com diversos outros  acessórios e equipamentos que deverão estar presentes nos automóveis até 2022, podendo ocorrer variação nos prazos.

2 – Melhorar a performance do seu automóvel

Existem acessórios para carros que vão além da estética e trazem um verdadeiro aumento na performance do veículo, além de poupar combustível, como é o caso dos filtros de ar.

Os filtros melhoram, consideravelmente, a corrente de ar dentro do sistema do motor, diferente do filtro de ar de papel, que já vem com alguns automóveis. Assim, você garante que o motor não superaqueça com facilidade.

3 – Segurança

Como falamos no tópico 2, existem acessórios que estão se tornando obrigatórios em veículos saídos de fábrica. Entretanto, existem outros tipos de acessórios que são opcionais e que podem garantir o aumento da segurança, tanto para você quanto para os pedestres.

Um exemplo é a câmera de ré, que permite ao motorista visualizar a parte de trás do veículo na hora de estacionar ou na marcha ré, evitando que alguém seja atropelado ou o automóvel bata em algo.

Além disso, sabemos que a segurança no nosso país não é um ponto forte, ainda mais com o aumento na criminalidade. Por isso, outro acessório indispensável é o alarme automotivo

Não se engane achando que os alarmes servem apenas para fazer barulho e espantar bandido. Modelos modernos de alarmes permitem até o bloqueio de toda a parte elétrica do automóvel, não é incrível?

4 – Estética e Conforto

Os acessórios alteram aspectos visuais, seja ele mais moderno e colorido ou mais “classudo” e elegante, com cores neutras ou escuras. 

Uma central multimídia pode acrescentar um visual mais tecnológico, principalmente por contar com telas sensíveis ao toque (touch screen), que são bem práticas na hora de manusear. 

Outro acessório que também deixa o carro mais sofisticado é o apoio de braços, que, além de servir para o propósito principal, que é apoio de braços, também permite que o motorista guarde pequenos objetos dentro dele.

5 – Valorizar o veículo no mercado de carros usados

Quando você compra um carro mais básico, com acessórios mais simples e vai acrescentando novas peças ao longo do tempo, o valor do veículo será alterado no mercado de revenda de automóveis. 

Note que usamos a palavra “alterado” ao invés de “aumentado ou “reduzido”, porque depende das escolhas feitas pelo dono do automóvel e o gosto de quem irá comprá-lo de você.

Conclusão

Independentemente de ser por necessidade ou apenas pela estética que os acessórios de automóveis podem trazer, investir neles é uma ótima ideia.

Existem acessórios que você mesmo pode instalar, como é o caso dos apoios para braço, que encaixam por pressão, mas também existem aqueles que necessitarão de ajuda de profissionais. Na dúvida, evite tentar fazer tudo por conta própria, pois você pode danificar o acessório e até outros componentes do automóvel!