Muitas pessoas pensam que os cuidados com os veículos se resumem à parte mecânica e, consequentemente, acabam negligenciando um aspecto muito importante: a limpeza.

Os automóveis proporcionam mais comodidade e levam seus passageiros para diversos lugares, mas nem todo o mundo está preocupado em manter a higiene em dia. Preservar um carro exige cuidado e dedicação de quem o utiliza, além de tempo e, em alguns casos, dinheiro.

Existem algumas técnicas e dicas que ajudam a manter a boa aparência e a funcionalidade do seu carro. Se você quiser aprendê-las, continue lendo o texto abaixo e saiba mais sobre o assunto.

Limpe o interior do automóvel

Limpar a parte de dentro do veículo é muito importante. Com essa precaução, o motorista evita que a sujeira acumulada prejudique a estrutura geral do automóvel. Além disso, os cuidados frequentes com o interior do carro ajudam a eliminar odores indesejados, que eventualmente podem se tornar mais complicados de solucionar.

Limpe e proteja os tapetes do automóvel

Mantenha os tapetes do seu automóvel limpos, já que são eles que têm contato direto com a sujeira. Tanto as versões de tecido quanto as de plástico são extremamente simples de se lavar: uma mangueira e sabão é o suficiente. 

Cuide dos assentos

Assim como acontece com os tapetes, existem no mercado itens específicos para a proteção dos assentos. Além de produtos químicos, você pode evitar eventuais danos aos assentos utilizando capas comuns ou impermeáveis, que evitam o acúmulo de sujeira com o passar do tempo. Manter os bancos secos e higienizados evita que o tecido mofe, rasgue ou cheire mal.

Pense nas crianças

As crianças, em geral, causam mais danos à higiene do carro do que um adulto. Portanto, se você sabe que vai circular com os pequenos, tome alguns cuidados adicionais. Além de usar capas, proteja o banco com toalhas. Proteja também o chão com jornais antigos para preservar os tapetes mais limpos. Existem alguns produtos especiais que facilitam a retirada de manchas dos vidros, portanto, prepare-se com antecedência.

Limpe o painel de instrumentos

O painel de controle deve ser limpo com muito cuidado, já que algumas de suas partes podem ser danificadas se os produtos utilizados não forem os adequados. Evite o acúmulo de poeira realizando os procedimentos de limpeza regularmente, utilizando panos úmidos e macios, e produtos específicos para a limpeza de cada material. Faça movimentos leves e circulares para evitar riscos e arranhões.

Cuide da vedação das portas e janelas

Limpe regularmente o conjunto de borrachas que vedam as portas e janelas. Dessa maneira, a sua durabilidade será maior. Utilize produtos específicos para a função, mas nunca use óleo, pois, em longo prazo, ele pode causar danos ao material.

Mantenha a higiene no inverno

Há quem acredite que só se deve lavar o carro em épocas de calor, por ser mais conveniente, e acabam negligenciando os cuidados com o veículo no inverno. Mas isso é um erro! Lembre-se de limpar bem a sujeira para evitar também a proliferação de doenças, que são mais recorrentes nos períodos mais frios do ano.

Agora que você já sabe dessas dicas importantes para preservar o seu carro, ficou mais fácil de tratar de um de seus bens mais preciosos. Lembre-se de que existe uma série de produtos específicos que podem ser utilizados na hora de higienizar seu automóvel. Em caso de dúvidas, procure um profissional experiente para auxiliar!