injeção eletrônica

A injeção eletrônica é um importante componente dos veículos mais modernos e poucas pessoas acabam dando a atenção devida a ela, até o momento em que a tão temida luz da injeção acende no painel e aí pensamos, o que fazer? 

Primeiramente significa que alguns itens do seu veículo possam estar comprometidos, e isso pode começar onde você menos imagina, no combustível. No Brasil o combustível não possui alta qualidade, contendo altos níveis de água em sua composição, e existem também os combustíveis adulterados, que fazem com que o seu motor seja danificado, podendo até mesmo fazer com que o carro pare. 

O que fazer quando a tão temida luz acender?

Geralmente quando a luz da injeção eletrônica acende ela vem acompanhada de vários “sintomas” podemos assim dizer, como por exemplo o carro engasgando, ou funcionando em 3 cilindros, e quando isso acontece é importante notar quando o problema começou, se ele ocorreu após um abastecimento, ou se foi do nada com o carro ligando frio de manhã por exemplo. 

Antes de tudo isso acontecer a luz da injeção pode acender já apresentando os seguintes problemas: 

  • Combustível adulterado 
  • Bico Injetor com problemas
  • Vela e cabo de vela com mau funcionamento

Como prevenir os problemas

É muito importante estar sempre de olho em alguns componentes e também sempre abastecer em postos de confiança, pois as vezes o combustível barato pode sair caro. 

Em segundo lugar é importante sempre fazer uma limpeza dos bicos injetores, esse serviço custa em média R$ 120,00 e traz alguns benefícios como economia de combustível, só nisso durante o mês essa manutenção já se paga. Também se o carro já estiver “engasgando” ameniza ou para por completo o problema. 

Durante a limpeza dos bicos, observe se o líquido passará direto pelo bico ou se irá cair em gotas, se o líquido passar direto é um mal sinal de que ele já está danificado e você precisará de um novo, geralmente esse tipo de peça online tem um preço mais em conta do que em auto peças físicas, veja aqui

Depois que fizer a limpeza dos bicos e o problema persistir não se desespere, verifique as velas e os cabos. Essa verificação também pode e deve ser preventiva e deve ocorrer entre 30 mil e 50 mil Km dependendo de como o carro funciona, por exemplo, se for um carro que rode mais na estrada o desgaste das velas e cabos são menores e consequentemente o intervalo de troca será maior, mas fique tranquilo, essas peças não são caras, e podem ser encontradas em marcas de qualidade com por exemplo as velas Delphi.

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