Para muitas pessoas que vão comprar um carro novo, o ar condicionado é um item essencial. Com ele, os dias mais quentes do verão podem ser refrescados e os dias mais frios do inverno podem ser controlados, mas os confortos proporcionados por esta tecnologia não param por ai. Quando um veículo possui este adicional, todas as viagens consequentemente se tornam mais limpas e seguras, já que com os vidros fechados (para maximizar a potência do ar condicionado), a fumaça do trânsito não entra e os riscos em lugares perigosos diminuem.

A umidade do ar, a ventilação e a qualidade do ar podem ser manipuladas com a ajuda deste aparelho, porém, a falta de cuidados pode causar uma série de infortúnios, além de prejuízo para o bolso do motorista. Existem aqueles que acreditam que a limpeza do ar condicionado deve ser feita em um determinado período de tempo, mas ele varia, conforme os locais pelos quais o carro transita. Em cidades mais poluídas a manutenção deve ser feita com mais frequência do que em cidades mais limpas. Você pode mandar o seu veículo para uma empresa que trabalhe com isto ou pode realizar o processo você mesmo, sem ter que gastar muito dinheiro. Conheça mais no passo a passo abaixo.

Passo 1

Procure no manual do fabricante do seu automóvel a localização exata do filtro do ar condicionado. Na maioria dos casos vai ser preciso desmontar uma parte do painel para encontrá-lo, portanto, tome cuidado ao fazê-lo para não danificar nenhuma peça, isso pode prejudicar tanto a montagem posterior quanto os aspectos estéticos do seu veículo. Quando o filtro está escuro, manchado ou empoeirado, significa que sua vida útil acabou e ele precisa ser substituído. Mesmo que só um pedaço da peça esteja danificado, faça a manutenção, porque este tipo de item pode conter bactérias ou facilitar a propagação delas. .

Passo 2

Use um aspirador de pó portátil para finalizar a limpeza e aspire também a parte interior do veículo. Use um pano úmido para remover a poeira remanescente e se certifique que todas as áreas foram inspecionadas. Você já vai conseguir respirar melhor a partir daqui, mas a situação ainda pode ser aperfeiçoada.

Passo 3

Faça a higienização do ar condicionado com um produto específico, encontrado na Rhino Auto Parts. O procedimento é relativamente simples: retire objetos eletrônicos e tapetes do interior do veículo. Ligue o ar condicionado na potência máxima do ar frio e acione a circulação interna. Ajuste a saída do ar para frente e abaixe os vidros um pouco. Agite a embalagem do higienizador e coloque no piso com o sentido para o teto. Acione a válvula até o travamento. Aguarde o término da aplicação. Não permaneça dento do carro.

Agora você já sabe como limpar seu ar condicionado. Lembre-se de que com cuidado e paciência você pode ter um carro higienizado e com um aroma agradável, fazendo com que todas as suas viagens sejam mais cômodas. Se você possuir qualquer tipo de dificuldade, ou caso um imprevisto aconteça, se dirija ao profissional especializado mais próximo, ele vai te ajudar. Nunca bote a sua saúde e muito menos a sua vida em risco, compre produtos certificados, de procedência conhecida e nunca utilize nenhum elemento que possa ser nocivo.