Ar automotivo: veja tudo o que você precisa saber para manter o seu funcionando

O ar automotivo é um ítem essencial em qualquer carro no Brasil hoje, por conta do alto calor do país. Antes visto como ítem de luxo desde que o primeiro carro com ar condicionado foi fabricado em terras tupiniquins, o Aero Willys Itamaraty, hoje, 100% dos carros vem de fábrica com esse item de série, porém muitas pessoas ainda não sabem qual a melhor forma de manter o ar funcionando e também como prevenir danos.

Conhecendo o ar do seu carro

Primeiramente é muito importante entender quais são as peças principais do sistema de ar condicionado para que você possa fazer a manutenção correta no prazo correto, as principais peças são: 

  • Compressor 
  • Condensador
  • Filtro secador 
  • Filtro de cabine

Essas peças tem total necessidade de estar sempre em dia, e é indicado que a manutenção desses itens sejam feitas pelo menos de 6 em 6 meses para carros que rodam mais como motoristas de aplicativo por exemplo e de ano em ano para motoristas que não rodam tanto. 

O compressor é a peça principal do conjunto, e merece a maior atenção e é uma peça que não é indicável o reparo caso tenha defeito e ao comprar um novo é sempre importante comprar marcas originais como por exemplo Mahle, Delphi e Denso, que são marcas que saem ou já saíram de fábrica em vários veículos. 

Algo que é importante na hora de comprar um compressor é entender que um modelo de compressor pode servir para vários veículos, isso pode facilitar sua busca, como por exemplo o CS10040 que serve tanto para carros da linha GM quanto da linha Fiat. 

O que fazer para evitar dores de cabeça 

Poucos sabem, mas é muito fácil evitar dores de cabeça e grandes gastos com pequenas ações utilizando o ar condicionado do carro, como: 

  • Ligar sempre o ar condicionado, mesmo no frio, para que o sistema possa funcionar, ou também caso o carro fique parado por um longo período
  • Não ligar o ar condicionado com o motor em alto giro (na estrada por exemplo) para não forçar o sistema de ar condicionado
  • Trocar o filtro de cabine a cada 10 Mil Km para manter o fluxo de ar limpo (é fácil e você mesmo pode trocar, para mais detalhes, consulte o manual do seu veículo para ver onde se localiza o seu)
  • Ter um insulfilme ajudar a conservar, pois ele retém o calor e evita que os raios UV passem ao painel e danificando peças 
  • A parte de arrefecimento deve estar funcionando bem, como ventoinha e radiador para não danificar o ar. Saiba como resolver esses problemas também

Qualquer item da linha de Ar condicionado você encontra sempre pelo menor preço na Rhino Autoparts.

Veja Também