Os carros são uma das grandes paixões do brasileiro, principalmente quando se trata de carros antigos. Ultimamente essa categoria de carros tem estado muito em alta em vários pontos do mundo e no Brasil não poderia ser diferente.
Os carros antigos tem uma categoria bem ampla de fãs, desde os que têm os veículos desde zero km e compraram novos e não querem desfazer dos seus amores, até as pessoas que querem ter um hobby diferente, porém é importante ficar atento, pois um carro antigo pode ser tanto um bom negócio quanto um pesadelo.
Saber como comprar
Saber como comprar um carro já é um grande desafio, e comprar um carro antigo é um desafio maior ainda por conta dos vários anos de uso que o carro teve e pelo desgastes natural das peças. Também é importante saber qual o seu objetivo, se quiser comprar para restaurar o estado do carro é irrelevante, porém se sua intenção for ficar com o carro no estado e desfrutar da conservação você deve verificar principalmente:
- Estética do carro, lataria, ver o alinhamento da carroceria, se as portas e colunas estão alinhadas, verificar morsas (isso pode ser verificado por fotos dependendo do ângulo).
- Suspensão e motor, olhar os amortecedores, terminais, axiais, pivô e balança, bieletas, isso pode ser visto no test drive, onde você pode perceber que a suspensão pode apresentar alguns barulhos estranhos, veja aqui como identificar melhor esses barulhos.
- Documentação, quanto a esse ponto você pode ficar tranquilo, pois o que você precisa é apenas o recibo de compra e venda, e se o carro estiver com o último documento com muitos anos e vários IPVAS atrasados relaxe, pois geralmente só se pagam os dois últimos e com isso já é possível deixar o veículo em dia.
Bons negócios em revenda

Alguns carros hoje já vem mostrando na prática que carros antigos podem se valorizar ao longo do tempo e se bem conservados podem valer uma boa grana no futuro, como por exemplo a VW Kombi e o VW Fusca que tiveram uma valorização de mais de 50% em média nos últimos anos, principalmente os carros em bom estado de conservação e os restaurados por conta da sua raridade.
Geralmente os carros antigos passam a ser altamente lucrativos a médio e longo prazo por conta da sua raridade, e para isso funcionar é necessário um cuidado especial com o carro principalmente com a carroceria, para que não tenha podres ou oxidações (as oxidações ainda podem ter jeito e podem ser tratadas comWD-40).
Esse maior cuidado deve ser tomado em regiões litorâneas, onde a maresia corrói o metal, e o motor deve ser cuidado sempre, porém se o carro for comprado sem procedência é importante que ele seja feito (retífica) de qualquer jeito para evitar problemas futuros.
Acessórios para deixar o carro especial
Se o seu foco for ficar com o seu companheiro de estrada e nem pensar em vender, então o ideal é deixar ele com a sua cara. Existem acessórios que são universais e que podem deixar o seu clássico com um visual mega futurista, como câmera de ré, apoios de braço que facilitam a dirigibilidade, principalmente em clássicos, que geralmente são maiores que os carros atuais como por exemplo: Opala, Landau e Kombi.
Veja Também: