Carros antigos: os carros do passado podem ser bons negócios no presente

Os carros são uma das grandes paixões do brasileiro, principalmente quando se trata de carros antigos. Ultimamente essa categoria de carros tem estado muito em alta em vários pontos do mundo e no Brasil não poderia ser diferente.

Os carros antigos tem uma categoria bem ampla de fãs, desde os que têm os veículos desde zero km e compraram novos e não querem desfazer dos seus amores, até as pessoas que querem ter um hobby diferente, porém é importante ficar atento, pois um carro antigo pode ser tanto um bom negócio quanto um pesadelo. 

Saber como comprar 

Saber como comprar um carro já é um grande desafio, e comprar um carro antigo é um desafio maior ainda por conta dos vários anos de uso que o carro teve e pelo desgastes natural das peças. Também é importante saber qual o seu objetivo, se quiser comprar para restaurar o estado do carro é irrelevante, porém se sua intenção for ficar com o carro no estado e desfrutar da conservação você deve verificar principalmente: 

  • Estética do carro, lataria, ver o alinhamento da carroceria, se as portas e colunas estão alinhadas, verificar morsas (isso pode ser verificado por fotos dependendo do ângulo).
  • Suspensão e motor, olhar os amortecedores, terminais, axiais, pivô e balança, bieletas, isso pode ser visto no test drive, onde você pode perceber que a suspensão pode apresentar alguns barulhos estranhos, veja aqui como identificar melhor esses barulhos. 
  • Documentação, quanto a esse ponto você pode ficar tranquilo, pois o que você precisa é apenas o recibo de compra e venda, e se o carro estiver com o último documento com muitos anos e vários IPVAS atrasados relaxe, pois geralmente só se pagam os dois últimos e com isso já é possível deixar o veículo em dia.

Bons negócios em revenda

Bons negócios em revenda
Bons negócios em revenda

Alguns carros hoje já vem mostrando na prática que carros antigos podem se valorizar ao longo do tempo e se bem conservados podem valer uma boa grana no futuro, como por exemplo a VW Kombi e o VW Fusca que tiveram uma valorização de mais de 50% em média nos últimos anos, principalmente os carros em bom estado de conservação e os restaurados por conta da sua raridade. 

Geralmente os carros antigos passam a ser altamente lucrativos a médio e longo prazo por conta da sua raridade, e para isso funcionar é necessário um cuidado especial com o carro principalmente com a carroceria, para que não tenha podres ou oxidações (as oxidações ainda podem ter jeito e podem ser tratadas comWD-40). 

Esse maior cuidado deve ser tomado em regiões litorâneas, onde a maresia corrói o metal, e o motor deve ser cuidado sempre, porém se o carro for comprado sem procedência é importante que ele seja feito (retífica)  de qualquer jeito para evitar problemas futuros. 

Acessórios para deixar o carro especial 

Se o seu foco for ficar com o seu companheiro de estrada e nem pensar em vender, então o ideal é deixar ele com a sua cara. Existem acessórios que são universais e que podem deixar o seu clássico com um visual mega futurista, como câmera de ré, apoios de braço que facilitam a dirigibilidade, principalmente em clássicos, que geralmente são maiores que os carros atuais como por exemplo: Opala, Landau e Kombi. 

Veja Também: