Carros para PCD geram muitas dúvidas no meio automotivo, pois este tema não é muito abordado pelas concessionárias e nem pelo governo. São vários fatores e o principal deles é que o carro pode sair com até 30% de desconto no seu valor original.

Em tempos normais, o carro para PCD possui isenção de IPI, e carros até R$ 70 Mil Possuem também isenção de  ICMS, IOF e IPVA, o que acaba tornando a compra muito mais atrativa para o consumidor; porém essa compra acabou se tornando cada vez mais limitada por conta da pandemia do COVID-19 pois várias fábricas estão limitando a sua produção. 

Como comprar um carro para PCD e quem tem direito

A maior dúvida na compra de carros para pessoas PCD é: Quem tem direito da compra. Geralmente a compra pode ser feita por pessoas com deficiência atestados por laudo médico e também por familiares de pessoas PCD que não possuem condições de dirigir e que necessitam do carro para se locomover, e essa isenção se limita a apenas 1 veículo. 

A relação para doenças que constituem o título de PCD é muito extensa, porém algumas delas são: 

  • Câncer de qualquer natureza
  • Amputações 
  • Deficiência mental severa 
  • Cegueira (direito para familiares)
  • Nanismo
  • Paralisias no geral

Para a compra é necessária a apresentação do laudo médico original para que a concessionária emita o pedido de isenção para que o cliente possa dar entrada nas isenções, tanto de impostos quanto de IPVA, após isso o processo de entrada pode variar para cada estado, então é indicado a verificação do processo com o DETRAN do seu estado. 

Quais carros podem ser comprados e possibilidade de financiamento

Ao contrário do que muitos pensam os veículos com isenção não tem valor definido, podendo eles ser até mesmo veículos de luxo, a comprovação disso é que os veículos favoritos do público PCD são os veículos SUV que tem valores acima de R$ 70 Mil, porém o que pode variar nas isenções em outros  impostos como IPVA e ICMS por exemplo. 

É Importante também lembrar e colocar na ponta do lápis não só apenas o valor do veículo, mas também o valor das adaptações que deverão ser feitas caso necessário, como por exemplo em caso de nanismo de amputação ou paralisia das pernas por exemplo.

O financiamento pode ser feito e sempre considerando todos os descontos já citados, porém é necessário na apresentação dos documentos além do laudo médico a comprovação que você tem condições de pagar aquele veículo. 

Uma ação que também é feita e que é sempre bom estar atento é que algumas seguradoras em seus contratos para PCD incluem a responsabilidade de quitação do veículo em algumas seguradoras, porém as regras podem variar por seguradora, consulte a sua. 

Acessórios que facilitam a vida do público PCD 

Quando se compra um carro algumas coisas que facilitam a vida nem sempre vem de fábrica no veículo e são necessárias para evitar acidentes ou até mesmo trazer mais conforto para o motorista e seus passageiros e alguns deles são:

E lembre-se, esses acessórios e várias outras peças para o seu carro você sempre encontra pelo menor preço do mercado na Rhino Autoparts

Veja também: