Alguns mercados são muito específicos, e os preços de alguns produtos são ditados pela oferta e procura, e muitas das vezes isso é influenciado pela sazonalidade, e isso pode ocorrer com vários produtos, e com o seu ar condicionado automotivo não é diferente.

O ar do seu carro precisa ter manutenções, tanto quanto o motor do seu carro, porém para fazer essas manutenções, é preciso ficar atento a mudança nos preços, porque quando vai chegando no fim do ano com o calor chegando, os preços dessas peças acabam ficando mais caras, então a dica é: se você está pensando em mexer em algum componente, que seja um simples, ou o mais complexo como o compressor, faça o quanto antes, pois os preços nas lojas especializadas costumam subir e bastante. 

Porque é importante fazer essa manutenção?

O Sistema de ar condicionado precisa ser inspecionado sempre que possível, pois caso ele não esteja funcionando corretamente pode corromper todo o sistema dependendo do problema, e também pode levar o ar contaminado para respiração dos ocupantes do veículo. 

Dentro da manutenção do ar condicionado automotivo existem dois principais componentes, o compressor e o condensador. Geralmente quando o ar para de gelar o culpado é o compressor, e quando isso acontece é necessário realizar a troca, não é aconselhável realizar o recondicionamento, pois o defeito pode persistir e você gastar um dinheiro em vão. 

É importante entender também que quando se realiza a troca do compressor, é essencial trocar também o condensador do carro, pois o sistema já estará contaminado por conta do compressor anterior e se a troca do condensador não ocorrer junto com o compressor, o seu ar poderá parar em breve novamente. Saiba mais sobre quais os principais problemas que acontecem com o ar do seu carro.

Como saber qual é o compressor para o seu carro?

Isso é uma dúvida frequente, mas que pode ser respondida facilmente, os compressores dependendo da marca possuem vários códigos e às vezes dois ou mais códigos de modelos de compressores podem servir para o modelo do seu carro, dependendo da marca também, claro. 

É muito importante também trabalhar com marcas originais, como Delphi, Denso e Mahle por exemplo, que são marcas que são usadas por montadoras, e que pode ser inclusive a marca do compressor do seu carro, e encontrar lugares confiáveis para comprar o seu compressor também é essencial, como a Rhino que é referência em ar condicionado automotivo. 

Veja também: