Em tempos de isolamento social, retenção de gastos e tantas dúvidas, aquele plano de trocar o carro pode virar um pesadelo. Ou será que não? Comprar um carro na quarentena pode ter vantagens e riscos, cuidar do automóvel que você tem é sempre recomendável. Mas, o que você deve levar em consideração para tomar a decisão? Vem que a gente te conta.

Comprar um carro na quarentena tem suas vantagens

Na hora de comprar um carro, algumas demandas são essenciais e recorrentes: o motorista quer ver o veículo de perto, tocar. Apesar de a pesquisa sobre a marca e o modelo poder se aprofundar bastante na internet, quase nada substitui a conversas com o vendedor e o test drive.

Algumas concessionárias, como a Volkswagen, adaptaram-se e lançaram o test drive online. O que pode soar estranho, talvez funcione muito bem na prática, se levarmos em consideração o conforto de quem vai comprar um carro na quarentena:

  • o motorista escolhe o carro no site
  • o vendedor faz uma apresentação online sobre o carro
  • o carro é enviado de forma higienizada até a casa do possível comprador
  • o veículo é retirado da casa do motorista por um funcionário equipado com medidas de segurança

Mas, as desvantagens de comprar um carro na quarentena pesam

Nas primeiras semanas da quarentena, segundo pesquisa da Fenabrave, houve uma queda de 90% na compra e emplacamento de carros no Brasil.
Apesar da adaptação das marcas ter diminuído a possibilidade de crescimento desses números, comprar um carro na quarentena ainda pode ser desvantajoso para o motorista porque regularizar o carro é impossível agora.
Se você comprar um carro na quarentena, todo o processo de compra é facilitado, mas com o Detran e os cartórios fechados, você recebe o carro, só que a transferência (em caso de semi-novo) e a regularização ficam pra depois.

Segurar o bolso e cuidar do seu carro atual ?

Nesse cenário, quem tem um carro que não seja novo, mas que ainda funcione muito bem, deve investir em cuidados. Tem revisões agendadas? Entre em contato com a fabricante do seu veículo. A revisão do carro na quarentena sofreu prorrogação.

Se você não tem muita intimidade com seu carro e já verificou que ele precisa de reparos que só um mecânico consegue fazer, entre em contato com o profissional da sua confiança e verifique se está fazendo atendimento em casa.

Se você consegue manusear peças automotivas e garante o bom funcionamento do seu carro com cuidados que você mesmo pode ter, o próximo passo é ter acesso às peças que precisa.

Mas, como eu faço pra trocar as peças do carro durante a quarentena?

Com as lojas de autopeças e oficinas mecânicas fechadas, no entanto, é preciso ter intimidade com outro universo além do universo do seu carro: o da compra online.
Alguns critérios para que essa compra ocorra da melhor maneira são:

  • você deve ter recomendações do prazo de entrega e qualidade do produto
  • saiba mais sobre políticas de troca e entrega da loja de autopeças online
  • neste momento, verifique os cuidados que a empresa está tendo para que a entrega seja segura para sua saúde
  • verifique qual é o expertise do time de vendas: ele será essencial neste momento em que você precisa de consultoria, já que não está próximo do produto.

Ah, claro, não esqueça de cuidar do seu carro higienizando-o de forma correta, esteja ele sendo usado ou não. Baixe o nosso Infográfico que tem as melhores orientações para esses cuidados.

Infográfico Cuidados com o carro durante a quarentena