Quem vê a loja virtual da Rhino Auto Parts, talvez mal imagine o que está por trás da tecnologia que constrói toda a estrutura. Pois é, que tal conhecer agora como tudo é feito nesse ambiente?

Vtex: a melhor plataforma cloud commerce possível

A Vtex se trata de uma plataforma de e-commerce SaaS (Software as a Service), ou seja, uma estrutura que permite ao lojista virtual realizar ações básicas, mas muito importantes para o seu empreendimento, como cadastrar produtos, integrar meios de pagamento, e por aí vai. Em suma: o Vtex se encarrega da burocracia, enquanto que o vendedor só precisa se preocupar com as vendas.

Fundada há 20 anos no Rio de Janeiro, a Vtex chegou de mansinho, e, aos poucos, conquistou clientes do porte grande como a Walmart, O Boticário, Decathlon, Electrolux e outros. Entre os diferenciais da plataforma, estão os números: a Vtex opera em 16 países, e mais de 1500 empresas usam seu serviço. Não à toa, possui uma grande aceitação no mercado, integrando sempre novos serviços para auxiliar seus clientes.

Além disso, a estrutura dela é robusta, aguentado picos de acesso ininterrupto em momentos especiais, como, por exemplo, na Black Friday.

Let’s Encrypt: o certificado SSL para a sua segurança

Projeto da Linux Foundation, o Let’s Encrypt nada mais é do que um certificado que possibilita a criptografia na web (que é meio que a “espinha dorsal da rede”), o que facilita tanto a aquisição, quanto a instalação de certificados SSL. Esses certificados, inclusive, são uma maneira bem eficiente de conseguir segurança de dados em comércio eletrônico.

E, é aí que entra o Let’s Encrypt, já que ele implementa um novo protocolo chamado de ACME, o que possibilita ter e configurar certificados SSL. Entre outras coisas, isso garante a privacidade dos dados que são transmitidos.

Uma das grandes vantagens do Let’s Encrypt é o fato dele identificar o servidor através de uma chave pública, onde o proprietário do domínio terá que provar que tem controle sobre ele, seja por meio de um registro DNS no domínio, seja através de uma URL no servidor web. O Let’s Encrypt, então, verifica se o agente tem controle sobre o par de chaves através de uma assinatura.

A vantagem desse tipo de sistema é óbvia: possibilita que apenas um destinatário permitido possa obter dados transmitidos via web, dando assim mais segurança a informações privilegiadas.

A segurança também vem do Google

A Rhino Auto Parts ainda usa um serviço muito interessante de segurança.
A tecnologia de Navegação segura do Google analisa bilhões de URLs por dia em busca de sites não seguros. Todos os dias, o Google descobre milhares de novos sites com problemas de segurança. Muitos deles são sites legítimos que foram comprometidos. Ao detectar sites não seguros, são exibidos avisos na Pesquisa Google e nos navegadores da web. Você pode pesquisar para ver se é perigoso visitar um determinado site no momento. Clique aqui e faça o teste agora com a Rhino Auto Parts.