Não importa em que época do ano você está: pode ser no calor escaldante do verão, no friozinho do outono, na amenidade da primavera ou em um frio inverno, o ar-condicionado do seu carro deve estar sempre funcionando muito bem, para garantir bem-estar a todos que estão dentro do veículo. Mas, você sabe quais os cuidados que você deve ter com o ar-condicionado do carro?

Como funciona o sistema de ar-condicionado do carro?

Você já conhece todas as peças que compõem o sistema de ar-condicionado do seu carro e como elas funcionam em harmonia para que, assim, o ar-condicionado entregue com qualidade. O bom funcionamento do sistema de climatização depende de cuidados no dia a dia.

Não há muito o que fazer em relação à prevenção de danos ao sistema de climatização do carro – as medidas são, geralmente, corretivas. No entanto, algumas atitudes podem preservar o sistema e adiar a necessidade de troca de peças.

Nunca ligue o ar-condicionado do carro diretamente na última potência

Não aconselha-se ligar o ar-condicionado – e consequentemente o sistema de climatização – diretamente no número 3 ou 4 do painel. Convém que ele seja ligado no número 1 e, depois, avance ao número 2.

Normalmente, fazendo isso, você terá o melhor rendimento do do ar-condicionado do carro – sua viagem será tranquila e climatizada.

Se você estiver ligando o ar-condicionado por costume ou capricho, é bom rever esse hábito! Ele danifica o sistema de climatização do carro. Agora, caso você esteja sentindo necessidade de fazer isso, é bom procurar uma oficina especializada para o reparo, pois o sistema de climatização do carro pode estar danificado.

Clique e assista o vídeo

O carro está em movimento? Não ligue o ar-condicionado

Ligar o sistema de climatização com o carro em movimento é altamente danoso. Isso por que quando isso é feito, o motor que está em alta rotação gera um impacto muito grande no compressor, o que faz com que ele possa sofrer danos irreparáveis internamente, já que ele tem componentes muito sensíveis.

Assim, ligue o ar-condicionado do carro somente com o veículo parado ou, se já estiver em movimento, faça assim: reduza a rotação e só depois ligue. Isso faz com que o impacto gerado seja bem menor.

Clique e assista o vídeo

Película no carro e comando do ar-condicionado: atenção a essas dicas

Uma dica que poucas pessoas sabem é a relação entre a película de insulfilme e o sistema de climatização do carro. Instale no seu veículo pois, ao fazê-lo, você diminui a penetrabilidade dos raios solares e, consequentemente, ganha a durabilidade da armazenagem do sistema de ar-condicionado.

Outra dica é sobre o comando de ar: ele tem a opção renovação. Algumas pessoas ligam o ar-condicionado com o renovação na metade do curso (nem no início, nem no fim). Isso significa que quando se liga o ar-condicionado, o sistema está gerando um ar frio para dentro do carro. No entanto, parte do sistema está permitindo entrar ar quente, que vem do motor através do radiador de ar quente. Isso faz com que haja perda de rendimento!

Filtro de cabine: um item do sistema de climatização muito importante e que deve ser cuidado

A qualidade do ar, que entra pelos difusores, e que traz a sensação de conforto, vem do filtro de cabine. Ele tem um valor agregado muito baixo e muitos veículos saem de fábrica sem esse item.

A importância dele está diretamente ligada à saúde do motorista e passageiros. É ele que filtra todo o ar gerado.
A troca do filtro de cabine é rápida e barata, devendo ser feita de 6 em 6 meses para garantir a qualidade do ar respirado.

Clique e assista o vídeo

Quer saber mais sobre o sistema de climatização do seu carro? Acesse nosso minicurso gratuito:

Acessar minicurso gratuito de climatização

Quer comprar peças do sistema de climatização? Acesse nosso site:

Peças do sistema de climatização