Uma das partes do veículo que possuem total importância mas que muitos só pensam na hora da compra do veículo é a direção do carro . Esse item é muito pensado na hora da compra como um dos apetrechos indispensáveis por oferecer mais conforto ao dirigir ou não.
Atualmente os modos de condução assistida mais procurados são a direção hidráulica e a elétrica, por trazerem uma direção mais macia durante a condução e muitos só pensam na aquisição de veículos com esses recursos por conta do conforto, porém existem várias outras vantagens.
Mesmo a direção sendo um dos principais pontos durante a aquisição de um novo poucos sabem identificar quando ela apresenta algum problema, ou até mesmo seu tempo de revisão.
Diferença entre direção Hidráulica, Elétrica e Mecânica
A maioria das pessoas sabem que há uma grande diferença entre a direção hidráulica e a mecânica, que obviamente uma é necessária grande força para manobrar o carro e a outra tem uma direção mais leve, mas você sabe qual a diferença direção hidráulica e elétrica?
- Direção Hidráulica: Ela possui uma lubrificação feita pelo óleo hidráulico que basicamente faz toda força em baixa velocidade no seu lugar, porém a direção se mantém da mesma forma em baixa ou em alta velocidade.
- Direção Elétrica: Possui Lubrificação feita pelo óleo hidráulico como a direção hidráulica, porém ela ajusta a direção, deixando-a mais macia durante as manobras em baixa velocidade e mais firme em alta velocidade em estradas, trazendo mais estabilidade.
- Direção Mecânica: É o tipo de direção que está mais em desuso hoje em carros novos. Ela não possui lubrificação, ou seja, o condutor é responsável por fazer toda a força para manobrar o carro, causando um grande esforço. Atualmente só 5 carros ainda são vendidos com direção mecânica. Fiat Mobi Easy, Renault Kwid Life, Fiat Fiorino, Fiat Strada Working, Volkswagen Saveiro Robust.
Dica: A troca do óleo hidráulico é essencial de ser feita a partir de 6 meses até 1 ano, e é muito importante que não se complete o óleo e sim que baixe o velho e coloque um novo, para que não misture a sujeira do óleo velho com o novo e esse produto você consegue encontrar em preços acessíveis, por volta dos R$ 14 reais em sites como a Rhino. Veja aqui.
Como identificar um problema na direção do carro
Você pode evitar grandes dores de cabeça apenas identificando algumas mudanças na sua direção, e isso pode fazer uma grande diferença para o seu bolso, algumas delas são:
- Folga no volante
- Barulho na suspensão: Podendo ser o braço axial. Você consegue sentir a diferença no volante, podendo ser mais percebido em pisos de paralelepípedo
- Perceber ao ver o carro de frente que uma roda pode estar mais aberta do que a outra
- Cantar pneu em pisos muito lisos como de estacionamento de shopping por exemplo.
Veja como prevenir
O ideal para prevenir esses problemas em cidades grandes como RJ e SP que tem muitos buracos é olhar de 3 em 3 meses os principais componentes da direção de preferência no elevador, que são: O Axial que ajusta o alinhamento do veículo e o Terminal que auxilia o processo do Axial.
Mas fique tranquilo, que se necessária a troca desses componentes não é absurdamente cara e cada carro tem seu modelo específico, como: Axiais e Terminais.
Veja também: