acessórios-para-carros

Acessórios para carros exercem um papel que vai além de apenas a estética, abrange a segurança dos passageiros e influencia até no valor de revenda.

Neste post, falaremos sobre tudo o que realmente importa e que você deve saber sobre acessórios para automóveis. Se preferir, você pode ir direto para qualquer um dos tópicos do texto, clicando abaixo:

  • Diferenças entre itens de série, opcionais e acessórios para carro
  • Quais são os acessórios obrigatórios em carros no nosso país?
  • Quais são os benefícios dos acessórios para carros?
  • Existem acessórios que fazem toda diferença no desempenho do veículo!
  • Saiba como os acessórios automotivos podem facilitar a revenda de um veículo
  • Diferenças entre itens de série, opcionais e acessórios para carro

    Quando você está pesquisando automóveis para comprar, com certeza já deve ter ouvido estes termos de quem está realizando a venda. Mas, você sabe diferenciá-los? Estamos aqui para te ajudar nisso. 

    Itens de série

    Itens de série dizem respeito a um modelo padrão do automóvel, produzidos em série (é daí que o termo surge), que já vem com o veículo, não podendo sofrer alterações e sem custos adicionais. 

    Os itens variam de modelo para modelo e de montadora para montadora. Pesquise antes todos os itens de série presentes no automóvel que você quer comprar e não deixe de fazer o test-drive.

    Equipamentos opcionais

    Os equipamentos opcionais são aqueles que o cliente pode acrescentar de fábrica. São peças que serão incorporadas ao veículo ainda na linha de produção, de acordo com as possibilidades e escolhas do comprador.

    Antigamente, eles poderiam ser adicionados individualmente, mas hoje, é adotado o sistema de pacotes. É aqui que você deve prestar atenção, pois os adicionais podem valorizar o automóvel no momento de revenda, não apenas ser um atrativo sem valor agregado.

    Acessórios

    Por fim, temos os acessórios. Eles podem ser incluídos no carro e colocados na concessionária ou você pode adquiri-los em lojas especializadas em peças automotivas. Uma dica importante: existem diversas opções de acessórios originais vendidos em lojas com o preço menor do que se fossem adicionados ao veículo como equipamentos opcionais, ou na concessionária como acessórios, como é o caso da central multimídia.

    Entretanto, é importante considerar um detalhe: existem acessórios que são apenas adicionados ao automóvel, como é o caso de soleiras, tapetes e calhas, mas existem aqueles que necessitam de instalação especializada, como faróis de LED, por exemplo.

    Antes de instalar um acessório, certifique-se de que ele é aprovado pelo fabricante do automóvel e exija qualquer tipo de documentação que possa confirmar isto. Se ainda estiver em dúvida, entre em contato com os serviços de atendimento ao consumidor oficiais.

    Quais são os acessórios obrigatórios em carros no nosso país?

    Quando você trafega com seu carro sem os acessórios e equipamentos obrigatórios, pode gerar multas e até apreensão do seu veículo. Temos certeza que você não quer isso, não é mesmo? 

    No final de novembro de 2017, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicou uma lista com diversos acessórios e equipamentos que deverão, obrigatoriamente, estar presentes em veículos saídos de fábrica até o ano de 2022.

    Entre os 38 itens que serão obrigatórios, existem alguns voltados apenas para carros de passeio e que valem a pena mencionarmos aqui no material. Veja quais são eles:

    Cinto de segurança com 3 pontos e encosto para cabeça no assento central

    Até 2020, todos os veículos saídos de fábrica deverão conter um cinto de segurança de 3 pontos e encosto para cabeça no assento traseiro central. A implementação deste item pode reduzir em 58% as fatalidades em acidentes de trânsito.

    Dispositivos de iluminação

    É obrigatório que a parte dianteira do veículo possua luz baixa de posição, farol baixo, farol alto (que podem ser amarelos ou brancos) e luzes de indicação de direção (setas ou pisca alertas de cor âmbar). A partir de 2023, esta lista de obrigatoriedades também contará com luzes diurnas de acionamento automático.

    Já na parte traseira do veículo, serão obrigatórias lanternas de posição e luzes de freio (ambas vermelhas), indicadores de direção (vermelhos ou âmbares), uma luz de ré (branca), terceira luz de freio (vermelha e refletora, posicionada ao centro do veículo), refletores vermelhos no para-choque e iluminação de cor branca na placa.

    Controles de estabilidade

    Tendo que ser obrigatoriamente implantado até 2022, o controle de estabilidade deve contar com um sistema eletrônico, que terá a sua atuação independente dos dispositivos de frenagem presentes em cada roda. É ele quem será o responsável pela correção de trajetórias nos momentos em que o motorista perder o controle da direção ou em momentos de perda de aderência dos pneus, seja em curvas ou em manobras muito bruscas.

    Aviso de frenagem de emergência

    Item obrigatório desde 2018, é um sistema de alarmes que deverá avisar, tanto por sinais sonoros quanto luminosos, que o veículo se encontra próximo demais a outro que está em baixa velocidade, sendo necessário que seu carro seja freado quando visualizar tais sinais.

    Avisos de uso do cinto de segurança

    Mesmo sendo obrigatório o uso de cintos de segurança, apenas agora é mandatório que o veículo possua avisos luminosos e sonoros para alertar o motorista e os passageiros que os cintos de segurança precisam ser presos antes que o veículo entre em movimento. E isto já é obrigatório desde 2018!

    Vidros

    Os vidros do veículo devem atender a um nível mínimo de transparência, o que influencia a aplicação das películas de vidro. Atualmente, os vidros dos carros não podem ter transparência inferior a 75% no para-brisa, 70% nos laterais dianteiros e 28% nos laterais traseiros.

    ABS

    É um sistema obrigatório desde 2014, conforme determinado pela resolução 311/2009. Pode ser considerado um auxílio eletrônico de segurança, que tem o papel de evitar que as rodas travem em frenagens de emergência.

    Airbags frontais

    Consiste em duas bolsas infláveis, posicionadas uma no volante, diante do motorista e outra no painel, em frente ao banco de passageiro, ambas visam à proteção de cabeça, tórax e membros superiores em caso de uma batida frontal. Foi determinado como obrigatório na mesma resolução que o ABS, porém, a partir de 2013.

    Materiais internos não inflamáveis

    Todos os revestimentos internos do automóvel, desde guarnições de painéis e portas até o acabamento dos assentos, precisam ser compostos por materiais que não estejam suscetíveis à pegar fogo ou propagá-lo facilmente em caso de incêndio.

    Conjunto para estepe

    O conjunto para estepe nada mais é que um conjunto de rodas e pneus sobressalentes. Eles podem ter as mesmas especificações das peças originais ou serem apenas temporários. Chave de roda e macaco também precisam estar presentes no automóvel para que a troca seja possível.

    Triângulo de sinalização

    É um acessório usado em diversas situações de emergência como forma de sinalizar a outros motoristas que um ou mais veículos estão parados em posição perigosa. É muito usado em locais onde ocorrem acidentes de automóveis.

    Você pode saber sobre mais acessórios obrigatórios para carros no país nesse nosso post!

    Quais são os benefícios dos acessórios para carros?

    Neste momento, recomendamos que você pesquise bem e apenas escolha os acessórios que serão realmente úteis, para não pagar por algo que pode não te agradar no futuro. Lembre-se que sempre é possível customizar o seu automóvel, comprando as peças e acessórios em lojas de autopeças, o que pode sair até mais barato

    Confira a seguir, motivos para adquirir acessórios para carro!

    Estar de acordo com a legislação

    Como falamos acima, existem acessórios que são exigidos por lei e o automóvel precisa sair de fábrica com eles, como é o caso de airbags, que são obrigatórios desde 2013. Assim, você evita colocar em risco a segurança de todos os passageiros e também não leva multas pesadas por não estar de acordo com a lei.

    Segurança

    Além dos acessórios obrigatórias por lei, existem outros tipos de componentes que são opcionais e que podem garantir o aumento da segurança, tanto para você quanto para os pedestres.

    Um exemplo é a câmera de ré, que permite ao motorista visualizar a parte de trás do veículo na hora de estacionar ou na marcha ré, evitando que alguém seja atropelado ou o automóvel bata em algo.

    Além disso, sabemos que a segurança no nosso país não é um ponto forte, ainda mais com o aumento na criminalidade. Por isso, outro acessório indispensável é o alarme automotivo. 

    Não se engane achando que os alarmes servem apenas para fazer barulho e espantar bandido. Modelos modernos de alarmes permitem até o bloqueio de toda a parte elétrica do automóvel.

    Estética e Conforto

    Os acessórios alteram aspectos visuais, sejam eles mais modernos e coloridos ou mais “classudos” e elegantes, com cores neutras ou escuras.

    Uma central multimídia pode acrescentar um visual mais tecnológico, principalmente por contar com telas sensíveis ao toque (touch screen), que são bem práticas na hora de manusear. 

    Outro acessório que também deixa o carro mais sofisticado é o apoio de braços, que, além de servir para o propósito principal, que é o de descanso, também permite que o motorista guarde pequenos objetos dentro dele.

    Sabia qual o estilo que mais te agrada e vá atrás dos acessórios que mais combinam com a sua personalidade! Além disso, podem ser ótimos presentes em datas comemorativas, como no Dia dos Pais, por exemplo

    Valorizar o veículo no mercado de carros usados

    Quando você compra um carro mais básico, com acessórios mais simples e vai acrescentando novas peças ao longo do tempo, o valor do veículo será alterado no mercado de revenda de automóveis. 

    Note que usamos a palavra “alterado” ao invés de “aumentado ou “reduzido”, porque depende das escolhas feitas pelo dono do automóvel e o gosto de quem irá comprá-lo de você.

    Existem acessórios que fazem toda diferença no desempenho do veículo!

    Quando se trata de “acessorizar” seu veículo, existem peças que vão além da estética e que podem melhorar a performance do carro, é só fazer as escolhas certas.

    Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é apenas o motor que determina o desempenho de um automóvel. Existem acessórios que otimizam o desempenho de veículos e que fazem valer o investimento.

    Se você mudar a mentalidade de que acessórios automotivos servem apenas para decoração, ficará surpreso com formas econômicas de fazer seu carro render mais. Confira: 

    Pneus

    Quando se trata de garantir a segurança do motorista e de seus passageiros, os pneus são acessórios fundamentais. São eles os principais responsáveis por garantir que o veículo se mantenha estável ao rodar pelas ruas e rodovias, mantendo uma boa aderência em dias de sol e de chuva.

    Mas, não é apenas neste aspecto que os pneus têm a sua importância. Eles também podem melhorar o desempenho do seu veículo ao estarem bem calibrados, o que garante uma viagem sem engasgos e com mais economia de combustível. 

    É importante também que os pneus do seu carro estejam dentro da validade, não tenham riscos, não possuam qualquer irregularidade ou estejam ressecados, e o ponto mais crítico de todos: você jamais deve rodar por aí com o seu carro se os pneus estiverem carecas!

    Se você quer sair do básico, existem pneus mais altos, que podem garantir que seu veículo alcance velocidades maiores, assim como pneus mais largos, que  aumentam a estabilidade do veículo. 

    Filtro de ar

    Para que o motor tenha um bom funcionamento, é essencial que não superaqueça. E para que seja resfriado, é necessário receber ar externo vindo da parte dianteira do automóvel. É  claro que, com o ar, também pode entrar poeira e outras partículas de sujeira. É aí que o filtro de ar entra em ação.

    É comum que os automóveis vindos direto da fábrica possuam filtros de ar de papel, que, embora seja eficiente para reter essas partículas de sujeira, permitem pouca passagem de ar para o motor, resultando em uma perda de desempenho na hora de refrigerar a peça.

    Os filtros de ar esportivos possuem uma malha metálica que garantem uma maior refrigeração do motor, já que possibilita uma passagem melhor de ar, gerando maior potência para o seu carro.

    Por outro lado, como ele permite uma maior entrada de ar, é bom ficar atento à manutenção e limpeza para que os componentes não se desgastem rápido, já que acaba entrando mais poeira e partículas de sujeira também.

    Bancos em couro

    Este acessório, além de garantir uma boa estética para o seu veículo, traz diversos benefícios para todos os ocupantes do carro. Quando usado em um carro que possua ar condicionado, o couro não permite que o corpo do motorista e o dos passageiros esquente. Fora ser impermeável e não acumular odores, tornando a sua limpeza mais fácil que a de bancos revestidos em tecidos.

    O couro, seja sintético ou natural, é um material de alta durabilidade e que mantém o interior do seu automóvel com aspecto de novo por mais tempo,  proporciona mais conforto e requinte no visual. Além de que, agrega valor ao veículo para uma possível futura revenda.

    É possível aumentar o desempenho do seu automóvel e, ainda assim, deixá-lo cheio de personalidade!

    Saiba como os acessórios automotivos podem facilitar a revenda de um veículo

    Falamos ao longo do post que acessórios podem afetar o valor de revenda, tanto para o bem quanto para o mal, mas como funciona isso?

    Como acessórios para carros podem valorizar ou desvalorizar o valor da revenda?

    Ao comprar um carro zero, é essencial ter em mente que a desvalorização do automóvel é inevitável, independentemente dos cuidados que você tenha com ele. Assim, é interessante que você possua algum conhecimento sobre a parte de customização de veículos, para tentar minimizar a desvalorização que já ocorre naturalmente.

    O proprietário do veículo deve se atentar para alguns bons costumes que podem ajudar a não afetar negativamente o valor de revenda. Levantamos alguns fatores que podem contribuir nessa questão. Confira!

    Fatores que podem amenizar a desvalorização de um veículo

    Existem várias medidas e hábitos que o dono do veículo deve adotar para amenizar esta desvalorização natural:

    • respeitar rigorosamente as manutenções e revisões periódicas programadas;
    • zerar todas as despesas extras geradas durante a vida útil do automóvel, como multas, IPVA, licenciamento; 
    • para que danos ao motor sejam evitados, abasteça sempre em postos de combustível confiáveis;
    • caso seja preciso trocar qualquer peça do automóvel, sempre escolha peças e acessórios originais, em lojas de confiança;
    • manter pneus em bom estado;
    • evitar que a pintura fique arranhada ou danificada (carros pretos e pratas geralmente são negociados mais facilmente)
    • sempre manter os filtros de ar limpos;
    • trocar o óleo sempre que necessário.

    Fatores que podem valorizar seu automóvel

    Além dos fatores que minimizam a desvalorização, existem aqueles que ajudam a valorizar o automóvel, como os acessórios para carros. Revender automóveis com acessórios úteis, agrega valor ao preço final e são um atrativo a mais na negociação. As principais dicas, são:

    • colocar alarmes e dispositivos de segurança em seu automóvel;
    • instalar um bom sistema de climatização (se o carro não possuir de fábrica);
    • adquirir kit de vidros e travas elétricas;
    • colocar um bom kit multimídia, incluindo câmera de ré;
    • comprar apoios para o braço;
    • substituir os assentos por bancos de couro.

    Fatores que podem contribuir na desvalorização do veículo

    Quando se trata da desvalorização de um automóvel, o proprietário do veículo deve se atentar aos detalhes, uma vez que, se o veículo ficar muito customizado, encontrar o comprador ideal pode se tornar difícil. Confira os principais fatores que podem desvalorizar um automóvel:

    • rebaixar a suspensão do veículo;
    • trocar os pneus por versões maiores e que sejam desproporcionais ao automóvel;
    • instalar acessórios que podem deixar o veículo descaracterizado;
    • instalação de spoiler e asa traseira (se não forem instalados como devem, não melhora a aerodinâmica do automóvel);
    • manter a pintura em más condições de conservação;
    • defeitos gerais na lataria do automóvel, como arranhões e amassados.

    Conclusão

    Garantir os cuidados essenciais e ter os acessórios certos pode fazer com que o seu automóvel não se desvalorize tanto com o passar do tempo.

    Além disso, é essencial contar com alguns acessórios para que você se mantenha de acordo com a lei e evite levar multas altíssimas ou colocar a sua vida e a dos seus passageiros em perigo.

    Você pode tanto comprar acessórios para seu automóvel em concessionárias quanto em lojas que vendem acessórios automotivos (não levando em conta os itens de série).

    A Rhino está há mais de 50 anos no mercado e, quando se trata do segmento de auto peças e acessórios para veículos automotivos, nos tornamos referência.

    Também possuimos a maior loja online de peças para refrigeração automotiva, para oferecer o maior mix de compressores, radiadores, ventoinhas, condensadores e evaporadores, com garantia de qualidade e boa procedência.

    A Rhino Auto Parts também disponibiliza uma grande variedade de acessórios, como som, vídeo e iluminação, além de apoios de braço e câmeras de ré. Tudo para deixar seu carro mais confortável e personalizado!

    Filtros e peças de reposição para freio, direção e suspensão, sempre pelos menores preços da Internet. Trabalhamos com as melhores marcas do Brasil, como Positron, Taramps, Delphi, Denso, Osram, Cofap, Duracell, Valeo, Arteb, WEGA, Fram, e Tecfil.

    Nossa equipe de atendimento conta com técnicos experientes, sempre prontos para tirar todas as suas dúvidas. Em caso de dúvidas, clique aqui e entre em contato conosco!