Seu carro pode estar com todos os sistemas bem instalados e peças bem cuidadas, mas os cuidados com o carro vão muito além disso e as dúvidas podem surgir quando os assuntos são faça você mesmo e como deixá-lo mais bonito e com uma aparência que mostre toda a atenção que você dá para ele.

Visando a parte estética, muitos pensam que cuidar dessa parte pode acabar saindo caro ou até mesmo trabalhoso quando o serviço é feito em casa e com isso, aqui serão apresentadas muitas coisas que podem ser feitas na sua garagem e com o custo muito baixo, onde você pode comprar o produto e você mesmo realizar o serviço. 

A higienização automotiva interna, é um exemplo claro disso, que é um serviço que pode variar entre R$ 150 e R$ 250 na cidade do Rio de Janeiro, podendo ter diferenças em outras localidades.

Quer ver outro serviço do tipo faça você mesmo? A instalação de um aparelho multimídia quando já há a predisposição para rádio, ou até mesmo um rádio MP3 comum. Esse trabalho assusta muito as pessoas por apresentar uma falsa complexidade, mas é algo muito simples e fácil de se fazer! Continue lendo e descubra mais.

Como fazer a higienização interna do veículo?

  Um dos cuidados com o carro que passam a ideia de ser o mais complexo é a higienização interna, porém se ela for dividida em algumas etapas ela pode ser bem feita, são elas:

  • Limpeza do teto e colunas internas
  • Limpeza do estofado ou couro 
  • Limpeza do painel e portas
  • Limpeza de vidros

A limpeza do teto e colunas

A limpeza do teto é uma das fases iniciais, podendo ser feita de duas formas: com a limpeza sendo feita no local ou soltando o teto, porém a soltura do teto é indicada apenas quando a peça está altamente encardida e merecendo uma limpeza interna e externa. 

O produto mais indicado para realizar esse processo é o limpa estofado, usado por profissionais e que possui várias funcionalidades, podendo ser usado no teto, nos bancos e até mesmo nos plásticos do painel. 

A aplicação é bem simples: coloque o produto em uma esponja e esfregue levemente o produto na peça até que toda a sujeira saia. Espere secar. Não esqueça de realizar a limpeza em um ambiente muito bem arejado para facilitar. 

Realize o mesmo processo nas colunas do carro com outra esponja, se a peça for clara aplique o produto e após isso utilize um pano seco para que não fiquem manchas na peça. 

Limpeza do estofado ou couro 

O estofado e o couro são as etapas que merecem mais atenção quando o assunto é faça você mesmo. Primeiramente, o processo deve ser feito em um local arejado e de preferência com alta incidência da luz do sol  para que a secagem ocorra de forma mais rápida. 

Aplique o limpa estofado ou o renovador de couro spray nos bancos com as portas e vidros abertos para que ocorra circulação de ar, e não se esqueça de sempre aplicar o produto e esfregar com uma esponja levemente para que esteja aplicado igualitariamente. Em seguida aguarde a secagem e a etapa estará concluída. 

Limpeza do painel e portas

O processo é muito similar com o anterior, usando sempre o limpa estofado para deixar a peça com brilho e bem limpa. É sempre bom frisar: evite produtos de limpeza que são usados em casa para que as peças não sejam danificadas. Para dar um acabamento, aplique um silicone spray  para acrescentar ainda mais brilho ao seu carro, deixando a sensação de carro novo que todo mundo gosta.

O mesmo processo pode ocorrer nas portas que contêm partes plásticas. Portas que possuem partes estofadas ou de couro, e quando se trata de couro ou até mesmo  estofado, o uso de silicone não é indicado. Com o couro o processo é diferente: deve-se sempre usar o renovador de couro spray para deixar a peça mais hidratada e com mais brilho. 

Um processo que é muito importante também e que não pode ser esquecido é a higienização do ar condicionado e a troca do filtro

Limpeza dos vidros

Essa é a etapa mais fácil e rápida. Passe um pano úmido no vidro interna e externamente,  em seguida aplique o  detergente para limpeza de vidros  e esfregue bem.

Depois, enxague a peça e passe um pano de microfibra para deixar o vidro totalmente limpo e, por fim, realize o mesmo processo em todas as janelas e vidros do automóvel. 

Como colocar rádio ou multimídia em carros com predisposição para som

Uma pergunta muito importante e que gera muitas dúvidas em relação à instalação de rádio e central multimídia. Afinal, é possível a instalação de um rádio / central multimídia em casa sem a ajuda de um profissional?

 A resposta é sim, faça você mesmo! Porém, é importante entender se o seu carro possui predisposição para rádio, do contrário o mais indicado é a procura de um profissional capacitado.

Partindo da ideia que seu veículo tenha a predisposição, o processo para a colocação do rádio é bem simples e pode ser feita nos seguintes passos:

  • Retire a tampa cega do painel 
  • Puxe a fiação que está dentro do painel 
  • Verifique se o chicote do rádio  é compatível com a fiação do carro
  • Plugue todos os fios no chicote e encaixe o rádio no local indicado e depois é só curtir o novo som do seu automóvel. 

Quando se tratar da central multimídia o processo é quase o mesmo, porém a única coisa que deve ser trocada é a moldura do painel para uma 2 din, pois a maioria dos painéis não vem com espaço para a colocação de centrais multimídia.

Feita a troca da moldura do painel, deve ser feito o mesmo processo de instalação de um rádio citada acima. 

Gostou das dicas? Visite o Facebook e o Instagram da Rhino. Por lá você sempre vai encontrar mais dicas como estas além de promoções dos produtos que você precisa. Ah, e, claro, em nosso blog.

Se já quiser começar a higienizar o carro e fazer a troca da multimídia em casa, encontre os produtos ideais na Rhino Autoparts.