Manter o filtro do ar-condicionado do carro e equipamentos do sistema de climatização em bom estado garantem uma melhor qualidade o ar que respiramos dentro do automóvel. Saiba mais sobre sua importância.

Você deve cuidar muito bem do sistema de climatização do seu carro, para que ele garanta uma melhor experiência para quem está dentro do automóvel e um menor gasto de combustível também. E o filtro do ar-condicionado é a peça que, em última instância fornece uma melhor purificação.

Principalmente em tempos de pandemia, em que todos preocupam-se com a proliferação e contágio do COVID-19, perguntamos:você sabe como o filtro do ar-condicionado do seu carro funciona? Quais as doenças e más experiências ele pode afastar se bem higienizado e tendo bom funcionamento? Continue lendo e saiba mais.


Como funciona o filtro do ar-condicionado do seu carro

O sistema de climatização do carro pode resfriar ou aquecer o ambiente interno, pode também somente ventilar. Tudo começa no compressor e termina no filtro do ar-condicionado. Quer saber muito sobre o sistema de ar-condicionado?

Acesse nosso minicurso gratuito de Sistema de Climatização do carro

O filtro do ar-condicionado do carro, chamado também de filtro de cabine, é composto basicamente de um papel especial e carvão ativado, que contém odores e ajuda a reter impurezas. É por isso que a sua troca semestral é indicada: imagine todas as impurezas que vieram do ambiente externo entrando em contato com o interno.

Mesmo se você deixar a função de recirculação (que capta integralmente o ar externo) desligada, o filtro consegue conter odores. O funcionamento é basicamente captar o ar externo e filtrá-lo para a cabine.

Nem todos os modelos de carro vêm com o filtro de ar-condicionado e muitos têm difícil acesso – o que traz a necessidade de ter um mecânico especializado na hora da troca. O entupimento de uma peça dessas pode, ao invés de diminuir, ajudar a proliferar bactérias e fungos. Mas e em caso de doenças mais sérios? Qual o papel do filtro?


Filtro do ar-condicionado e Coronavírus

Com a pandemia de COVID-19 e diversas recomendações do Ministério da Saúde primando pelo isolamento social e atitudes preventivas como lavar as mãos, evitar uso de acessórios, desinfetar objetos com álcool em gel, fica a pergunta: será que o filtro do ar-condicionado do carro ajuda a prevenir também?
Desde que o COVID-19 se instalou algumas montadoras colocaram no mercado automóveis que prometem manter distante a ameaça biológica, como é o caso da Tesla, que anunciou um carro que combate entrada de qualquer microorganismo no carro fechado, e da chinesa Geely, que equipou seu novo lançamento com um filtro de ar N95, o mesmo utilizado por profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas infectadas com o Covid-19.
A recomendação é que se o carro tiver que ser utilizado, mantenham-se as janelas abertas para que o ar circule. No entanto, se você for acionar o sistema, tanto em tempos de Coronavírus quanto em qualquer outro momento: a higienização evita muitos problemas para a saúde.


Mantenha seu filtro de ar-condicionado sempre higienizado

A recomendação é: troca periódica e limpeza. Higienizadores de filtro e filtros novos evitam que, quando você tiver que usar o carro, bactérias e fungos proliferem-se. A higienização do ar-condicionado é feita por meio de fluidos higienizadores específicos e variam de carro para carro e de marca para marca de higienizador. De forma geral, a higienização acontece com a recirculação ligada no mínimo e ventilação no máximo, com o ar ligado para cima, com o produto sendo ativado. Precisa trocar seu filtro de ar-condicionado? Encontro o seu na Rhino Autoparts, clique abaixo:


Quero conferir filtros de ar-condicionado