O verão está gritando lá fora e você dentro do seu carro, tentando ligar o ar-condicionado. Aperta no painel, gira o botão e nada…é, o ar-condicionado é aquele sistema que, se falhar, pode gerar muito desconforto para quem está em viagem. Se o calor estiver muito intenso, pode ser extremamente prejudicial.

Mas, quais são as reais causas de o seu ar-condicionado estar parando? Será que existe algo que você poderia ter feito para evitar o problema? Você conhece como funciona o sistema de climatização do seu carro? Vem saber mais.

O sistema de climatização ou como funciona o ar-condicionado do meu carro

O sistema de climatização é aquele que “transforma” o ar quente em ar frio. Ou seja você está dentro do seu carro, gira o botão do ar-condicionado, o que acontece? Ele retira o ar-quente de dentro do veículo tratando de resfriá-lo.

Como um sistema, ele é composto de diversas peças que devem funcionar em perfeita harmonia. Diretamente ligado ao motor, o sistema de climatização pode ser completamente comprometido caso uma peça esteja danificada. Mas quais são elas? Vamos conhecer?

Conheça mais a fundo o sistema de climatização

Antes de tudo, é importante dizer a única manutenção possível de ser feita no sistema de climatização é o bom uso e o conhecimento sobre peças e indícios de possíveis problemas nas mesmas peças. São elas:

Compressor: é a partir dele que toda a energia do sistema é gerada. ele está ligado ao motor e transforma a energia em pressão e temperatura.

Condensador: uma das peças mais importantes e com o qual se deve tomar muito cuidado, já que deve estar sempre limpa. Nele acontece a transformação do vapor em líquido.

Filtro secador: é o acessório do condensador que mantém o sistema livre da umidade, absorvendo também as partículas que ficam perdidas no sistema.

Válvula de expansão: é a peça que recebe o fluido refrigerante morno e sob pressão. A válvula diminui a pressão e temperatura do fluido.

Evaporador: é a peça que transforma o fluido refrigerante frio – com o ar que vem da rua (quente) – em ar frio.

Filtro de cabine: tenha bastante atenção a essa peça, é ela que vai evitar que impurezas cheguem ao interior do carro, prejudicando a sua saúde.

Mas, como funciona o sistema de climatização do meu carro?

Agora que você conhece as peças que compõem o sistema de climatização do seu carro, saber como elas funcionam é fundamental para que você consiga entender melhor, caso uma delas – ou várias – apresente algum problema e precise ser trocada.

Primeiro o compressor: ele está ligado diretamente ao motor e transforma o movimento rotativo do motor em pressão e temperatura no fluido refrigerante.
Segundo, o condensador: o fluido refrigerante continua seu percurso e o vapor que veio do compressor, vira líquido, passando pelo filtro secador.
Terceiro, a válvula de expansão: o fluido refrigerante chega como líquido morno na válvula e perde pressão e temperatura, ficando frio para ir ao evaporador.
Por último, o evaporador: com cerca de zero grau, o fluido refrigerante recebe o calor da rua e evapora novamente.

Funcionando desta forma, o sistema de climatização retira calor do ambiente e resfria a parte interna do carro. Tenha muita atenção às peças e aos sinais que seu carro dá!

Quer aprender mais sobre o sistema de climatização do seu carro? Acesse nosso minicurso gratuito de climatização:

ACESSAR MINICURSO GRATUITO DE CLIMATIZAÇÃO