Algumas dúvidas podem ser bem “cruéis”. Para os amantes de carro, certamente é difícil, muitas vezes, escolher um ou outro modelo. Afinal, as opções são variadas, deixando a escolha bem complicada. É o caso do Hatch e do Sedan, que possuem semelhanças, diferenças, e, principalmente, vantagens e desvantagens.

Quer saber quais são? Então acompanhe a leitura.

Diferenças básicas

Vamos começar destacando as principais peculiaridades entre o Hatch e o Sedan. E, a primeira que salta aos olhos é justamente o tamanho da carroceria: enquanto a do Sedan, geralmente, ultrapassa a marca dos 4 metros de comprimento, a do Hatch chega a 3,90 metros mais ou menos.

Além disso, um Sedan é basicamente divido em três partes: o capô (onde se localiza o motor), a cabine (local do motorista e dos passageiros) e o volume traseiro do porta-malas. Já, o Hatch possui apenas duas partes (ou simplesmente volumes): a parte onde fica o motor e o volume que liga a cabine ao porta-malas (que fica logo atrás do banco traseiro).

Raio-X do Sedan

Um típico Sedan é caracterizado por possuir 4 portas e assentos, que acomodam 4 passageiros, ou até um pouco mais. Devido ao fato de ter uma área de carga maior, o Sedan conseguem transportar bagagens bem grandes, o que faz com que esse veículo seja ideal para pessoas que buscam espaço extra. Isso sem contar que os itens armazenados no porta-malas são afastados da vista, o que garante segurança e privacidade.

Existem algumas versões de Sedan, inclusive, que possuem uma distância mais longa entre os eixos, o que possibilita mais espaço para as pernas dos passageiros na parte de trás do veículo. Além disso, o Sedan, geralmente, possui também um tanque maior, o que ajuda na hora de percorrer longas distâncias sem precisar reabastecer.

No entanto, existem alguns inconvenientes nesse tipo de carro. Um veículo com espaço muito grande pode encontrar problemas na hora do estacionamento. O que pode facilitar é o Sedan possuir um sensor de ré.

Raio-X do Hatch

Podemos dizer, de maneira simplificada, que o Hatch é um Sedan sem a parte traseira. Afinal, a porta traseira serve como se fosse a tampa do porta-malas, fazendo com que esses veículos tenham de 3 a 5 portas. E, ao contrário do Sedan, o acesso ao porta-malas aqui também pode ser feito pelo interior do carro.

Mesmo o espaço sendo menor, em alguns modelos, os assentos traseiros podem ser dobrados para aumentar o porta-malas, mas neste caso diminui o número de passageiros permitidos. Uma desvantagem é que os itens do porta-malas ficam visíveis, mas, pra isso, existem capas que cobrem os objetos localizados nessa parte do veículo.

Mas, afinal, qual é o melhor? O Hatch ou o Sedan?

Primeiro de tudo, vamos à questão financeira. Por enquanto, o Hatch é mais barato do que o Sedan no Brasil, apesar de que a diferença entre ambos vem diminuindo um pouco com o passar dos anos. Nesse aspecto de custo-benefício, porém, o Sedan é o que apresenta modelos mais luxuosos e com mais tecnologia embarcada.

Em termos de funcionamento, tanto um, quanto o outro atendem às necessidades de seus respectivos donos. Além de transportarem 4 ou mais pessoas, ainda conseguem carregar bagagens e alimentos para o fim de semana prolongado, por exemplo. A economia de combustível também é similar para ambos.

O que resta? A sua preferência pessoal, apenas. Seja pela aparência, ou pela função, ambos são ótimos veículos, e qualquer que for a escolha, ela será acertada, acredite. Atendendo às suas necessidades, ao seu bolso, e ao seu dia a dia, é isso que importa.