Para evitar o contágio com o COVID 19, existem algumas precauções a serem tomadas. A higienização do carro é uma delas.

Com a chegada do novo coronavírus (COVID-19), a ordem é ficar dentro de casa, com o mínimo de contato possível com outras pessoas. Mas e se você realmente precisar sair? E se precisar ir ao médico ou a um supermercado? E se precisar usar o carro no percurso?

Descubra como fazer a higienização do carro, quais as superfícies em que o vírus mais pode aderir e outros cuidados que podem ajudar a prevenir o contágio, caso você tenha que usar seu carro.

As superfícies às quais o Coronavírus adere
Segundo um estudo americano, o Coronavírus pode ficar suspenso no ar por até 3 horas. As medidas de segurança tomadas para que todos sigam em confinamento e, caso impossível, que mantenha-se, ao menos, um metro de distância de outras pessoas, baseiam-se em pesquisas como esta.

As prevenções básicas passam por: lavar bem as mãos (o vírus não resiste à química do detergente), usar álcool em gel, não levar as mãos ao rosto. Tudo isso porque o COVID-19 consegue aderir a superfícies. Resultado: se alguém infectado tocar em determinado local e outra pessoa, em seguida, tocar também e, por exemplo, levar as mãos ao rosto, tem possibilidades seríssimas de ser contagiada.

Mas, e no caso do carro?

O vírus adere mais a superfícies lisas, como plástico e aço inoxidável, o que faz a maçaneta do seu carro, por exemplo, ser uma grande candidata a vetor de contaminação. Nessa área, todo cuidado é pouco.


Prevenção e higienização do carro

A ordem é ficar em casa, mas, caso seja extremamente necessário sair e, mais, dirigir, algumas atitudes são imprescindíveis, tanto para a higienização em casa quanto para a higienização do carro:

Ao sair e voltar de casa:
– mantenha as mãos sempre muito bem lavadas
– use álcool em gel
– não use acessórios e mantenha os cabelos e barba bem aparados
não carregue passageiros no carro
– se estiver com sacolas, ao chegar em casa deixe na entrada, assim como os sapatos
– mantenha o ambiente interno do carro com ar circulando (abra as janelas)

Higienização do carro:
– Sempre que entrar em sair ou entrar do carro, passar álcool nas superfícies de plástico e metal
– Manter o ar-condicionado do carro higienizado, ou seja, com filtro com a troca em dia e devidamente higienizado.
– No caso dos estofados, prefira uma solução de água e sabão
Evite produtos abrasivos para não danificar as superfícies

Mantendo esses cuidados com o carro e com o sistema de climatização do carro, a prevenção fica mais possível. E lembre-se: saia de casa somente se for muito necessário.