manutencao-do-carro-na-quarentena

Durante períodos em que o carro fica parado, o cuidados com o veículo devem ser redobrados. Eles devem passar pela verificação do funcionamento da bateria, adequação da higienização, observação dos pneus, movimentação da marcha.

A manutenção do carro na quarentena pode ser desafiadora também para quem tem que usar o veículo, como entregadores e motoristas de aplicativo. Um dos desafios é a compra de peças durante a pandemia. Siga lendo e saiba mais como fazer se você precisar de peças automotivas agora.

Como usar o carro durante a quarentena

Com a ordem de isolamento social,  manter o carro na garagem é o que se espera de todo motorista consciente. Mas, em caso de necessidade de uso, é bom ter atenção antes de entrar no carro, durante a viagem e na hora de deixar o veículo parado.

Antes de usar o carro:

Se você sabe que seu carro vai ficar parado por muito tempo, faça a manutenção do carro na quarentena da seguinte forma:

  • bateria desligada para que não descarregue;
  • não usar o freio de mão para que a pastilha não grude no disco ou na lona do tambor;
  • deixar os pneus com 20% a mais de pressão que deixaria normalmente

Ao usar o carro:

Todas as regras de higienização devem ser respeitada aqui. Maçanetas e volantes devem ter atenção especial – use álcool 70 para higienizar. Evite levar pessoas no carro com você, caso precise usá-lo.

Conheça nossa linha de higienização

Após usar o carro: 

Aqui, entram as regras do “antes” e do “durante”. Vai deixar o carro parado? Abasteça, calibre, desligue a bateria. Além disso, higienize depois de usá-lo também.

Baixe o Infográfico Cuidados com o carro durante a quarentena

Revisão do carro durante a quarentena

Este é um tópico importante de ser abordado. Com as concessionárias fechadas, todos os prazos ficam postergados. Geralmente, o veículo tem uma margem de 1 mês ou 1000km para exceder da data de revisão.

Como regra do código de defesa do consumidor, o dono do carro fica resguardado em casos como este de isolamento social. Nem ele pode exigir que a concessionária faça a revisão, nem pode ser penalizado.

Veja em que caso seu carro se encaixa na extensão de prazo de revisão*:

Hyundai – será avaliado caso a caso

Chevrolet – ampliou em 2 meses ou 2000 km

Renault– não aumentou o prazo

Honda – ampliado para 13000 km ou 15 meses, a segunda parada para 23000 km ou 17 meses.

*os dados estão passíveis de mudança, por isso orientamos o contato com a sua concessionária

Manutenção do carro na quarentena: como fazer para comprar peças online?

Se é a primeira vez que você vai fazer compras online para fazer a manutenção do carro, dúvidas podem surgir: “como ter certeza que estou comprando a peça certa para meu carro?”, “se eu comprar a peça errada, como faço para devolver?”. 

Segundo o código de defesa do consumidor, quem compra online tem direitos garantidos quanto à troca e devolução. Mas, claro, para não errar na compra é imprescindível contar com empresas que tenham uma equipe que possa te ajudar a escolher o produto certo.

Neste momento, algumas medidas tiveram que ser tomadas para quem precisa comprar peças para a manutenção do carro na quarentena. Saiba os cuidados que estamos tendo aqui na Rhino.

Faça o check-up do seu carro, proceda com os cuidados essenciais e compre online com uma equipe que pode tirar dúvidas para você não errar nesse momento.