A alguns dias foi aprovada pela assembleia legislativa de SP algumas mudanças muitos importantes para a compra de veículos 0KM para o público PCD. O motivo disso foi a grande venda desses veículos para pessoas que não teriam necessidades e que acabou inflando a venda dessa categoria nas concessionárias. 

Todo esse fator acabou chamando a atenção do governo, por conta da grande perda de impostos que é dada em descontos na venda de carros para PCD e que também é refletida no desconto do IPVA que era mais um benefício que chamava a atenção dos consumidores que acabavam comprando seus carros novos por essa modalidade.

Como era e o que muda agora?

Antes, qualquer pessoa com uma deficiência mínima poderia realizar a compra desses veículos “especiais”, como pessoas com tendinite por exemplo e por conta disso, muitos viram a oportunidade de comprar o seu carro zero com um bom desconto. 

Atualmente, em SP houveram algumas mudanças nas compras desses carros, mudando as pessoas que tem direito a esses carros nessa modalidade. Antigamente pessoas com deficiência pequena, média ou grave possuía o direito, hoje isso foi mudado apenas para pessoas com deficiências médias ou graves e mesmo assim, o carro deve conter a adaptação obrigatoriamente. 

Um ponto que também chamou a atenção na mudança foi o tempo mínimo com o carro, pois antes era possível trocar de carro a cada dois anos, e com a mudança agora essa mudança só pode ocorrer a cada 4 anos, com exceção apenas para perda total no veículo ou roubo do mesmo. 

Toda essa mudança se deu para evitar a perda na arrecadação de impostos, já que os descontos se dão desde a compra do veículo, até o IPVA.  

Depois das mudanças, comprar um carro PCD valerá a pena?

Mesmo com todas as mudanças, se você tiver uma deficiência que se enquadre nos novos padrões  ainda valerá a pena, pois mesmo os carros PCD não sendo totalmente completos, o mercado já está preparado com vários acessórios para deixar o carro tão completo quanto o modelo top de linha que sai de fábrica. Confira aqui os acessórios para carro PCD.

O mercado de carros PCD

Carros pcd mais vendidos
Carros pcd mais vendidos

Essas mudanças são uma tendência e que podem acabar se efetivando por todo o país. Algumas montadoras têm modelos específicos para PCD e esses modelos acabam gerando prejuízo quando saem em grande quantidade, sendo que os modelos preferidos do público PCD são as SUVS. Veja os modelos mais vendidos aqui.

O mercado de carros PCD cresceu também na frente de reposição de peças, e mudou também as regras do mercado, onde neste ano foi possível ver SUVS como o T-Cross por exemplo como campeão de vendas, o que antes era algo intangível. 

Quanto a parte de peças, hoje o mercado oferece muitas peças e acessórios para esses carros, desde os mais simples porém importantes como sensor de estacionamento, até alarmes sofisticados de boas marcas como Pósitron que possibilitam acesso ao alarme até pelo smartphone, como essepodendo controlar várias funções, para que você possa ter o controle do seu carro na sua mão.

Veja Também: