luz-de-temperatura

Existem diversas luzes no painel de controle do seu veículo, e todas elas têm funções importantes, que você deve sempre observar.

Caso alguma acenda, fique alerta, pois algo pode estar fora do normal. 

Neste post você saberá mais sobre elas e, em especial, sobre o que fazer quando a luz da temperatura, especificamente, acender.

O que indicam as luzes do painel de controle?

Quando a luz que indica a bomba de combustível acende, é fácil de identificar: falta combustível e você deve abastecer logo. Mas nem todas são tão simples de se decifrar.

A luz de injeção eletrônica, por exemplo, deve apagar após você dar a partida no carro. Se isso não acontecer, é sinal que o motor apresenta algum problema relacionado à injeção eletrônica. 

Se não for resolvido, o veículo acaba gastando mais combustível e emitindo mais poluentes no ar. Sem contar que o seu carro pode te deixar na mão em qualquer momento. 

Existe outro tipo de luz que indica a ausência ou pouca quantidade de óleo presente no motor, ou ainda algum problema com o sistema de lubrificação e isso é bem grave. 

Se você verificar o nível do óleo e ele estiver ok, leve seu automóvel a um centro automotivo, pois problemas com lubrificação podem fazer o motor fundir.

Também pode acender uma luz vermelha, que se apaga poucos segundos após o funcionamento do carro. Mas, se permanecer acesa, sinaliza que a bateria do veículo não está sendo carregada pelo alternador. Então, você deve procurar especialistas para cuidar do problema.

Se o freio de mão estiver puxado, outra luz pode indicar isso. Se houver algum problema no freio, como a falta de fluido no reservatório, permanecerá acesa mesmo se você soltar o freio de mão. Após encher o reservatório com mais fluido, vale fazer uma revisão em seu carro, pois o líquido pode estar vazando.

Agora, chegamos no ponto que queremos destacar: a luz de temperatura, que indica que o veículo está superaquecendo. Problemas no sistema de arrefecimento podem gerar o aumento da temperatura do motor. Se a luz ficar acesa, desligue logo o carro, pois, se continuar ligado, pode gerar problemas mais graves e até a perda total do motor.

O que é o sistema de arrefecimento de um veículo?

O sistema de arrefecimento é responsável por manter a temperatura ideal para que o seu automóvel funcione sem que os componentes sejam danificados pela alta temperatura gerada  nos processos responsáveis por colocar o veículo para funcionar. É ideal mantê-la em torno dos 90º. E o sistema de arrefecimento que vai fazer com que isso aconteça.

Alguns dos problemas que podem afetar o sistema de arrefecimento

Existem diversos fatores que podem afetar e danificar o sistema de arrefecimento de um veículo e é importante se atentar aos sinais. A luz que acende no painel é um deles, mas existem outros também. No caso, recomendamos sempre levar o veículo a um especialista e evitar resolver tudo com as próprias mãos.

Vazamento do fluido refrigerante

O vazamento do fluido é um dos principais problemas que afetam o sistema de arrefecimento e pode acontecer por conta de mangueiras furadas ou ressecadas, buracos no radiador e abraçadeiras mal posicionadas. 

É essencial que você procure por fornecedores de peças originais, para evitar que outros problemas surjam no meio do caminho, pois com certeza substituir peças automotivas não é algo barato, mas necessário neste caso.

Apenas o problema no radiador pode ser resolvido sem a troca da peça, porém, não recomendamos. Para quê ficar na dúvida, não é mesmo? 

A bomba d’água apresenta mal funcionamento

A bomba d’água pode ter seu funcionamento afetado, especialmente por conta da ferrugem, seja no sistema de arrefecimento todo ou na própria bomba. É um problema bem comum e que não é difícil de ser evitado.

Por isso que a utilização do aditivo na composição do fluido refrigerante é essencial, ele possui propriedades anticorrosivas, impedindo que a ferrugem apareça. Manter as proporções ideais entre ele e água garante que não ocorra a ferrugem no sistema.

O nível de óleo no motor está abaixo do que deveria

Lembra que falamos da luz que indica problemas na lubrificação do motor? Isso pode afetar o sistema de arrefecimento também. Se o nível de óleo estiver fora do ideal, pode gerar sérios danos aos componentes do sistema.

No motor, durante todo o seu momento de atividade, existe atrito entre as peças de diversos tamanhos e formas. E é o óleo que irá lubrificar estas peças para que o contato não as danifique.

Um nível de óleo abaixo do ideal pode causar a quebra de peças e o superaquecimento do motor. Então, é essencial realizar a verificação do nível do óleo do seu veículo, além de sempre comprar fluidos e aditivos de boa qualidade.

E aí? Gostou deste conteúdo?

É importante saber que qualquer luz no painel de controle quer dizer algo e, na maioria dos casos, como os citados, aqui, o ideal é levar o seu automóvel em uma central automotiva de confiança.

Ah! E não mexa em seu carro sem ter certeza do que está fazendo, pois os danos podem ser bem maiores, tanto para o veículo quanto para o seu bolso!

Assine a nossa newsletter e receba em seu email muito mais!