As pastilhas de freio desempenham um papel muito importante nos veículos, pois são elas que possibilitam o funcionamento de travagem de um carro. Isso significa que, quando o motorista pressiona o pedal, os fluidos de freio empurram os êmbolos das pinças que, por sua vez, empurram as pastilhas contra os discos, permitindo que o carro pare graças a esse atrito.

As pastilhas de freio podem ser de vários tipos e materiais, sendo as pastilhas de cerâmica umas das melhores  disponíveis no mercado. Apesar de serem mais caras, elas apresentam vantagens significativas em relação a outras peças similares.

Quer saber quais vantagens são essas? Então, é só continuar lendo esta postagem. 

Barulho reduzido

Uma das coisas mais incômodas que podem existir em um carro é um freio barulhento, e geralmente isso acontece devido a defeitos nas pastilhas usuais. As pastilhas de cerâmica, em contrapartida, são bem mais silenciosas. Isso se deve ao seu revestimento, que é de muita qualidade, e a sua forte estrutura que, mesmo em uma freagem brusca, mantém-se firme e sólida. Portanto, se você está interessado em diminuir aquele barulho chato que o carro faz quando freia, as pastilhas de cerâmica são ideais.

Potência de freagem

Quando falamos de freios, um dos fatores a serem considerados é o desempenho da peça. Nesse caso, a pastilha de freio de cerâmica ganha muitos pontos, porque consegue manter sua integridade estrutural (que está ligada à temperatura e à dureza) durante uma frenagem de maneira bem mais significativa do que as demais. Elas também têm um ótimo coeficiente de atrito, o que permite ao veículo percorrer uma distância mínima até parar.

Durabilidade

A durabilidade do conjunto formado pela pastilha e pelo disco de cerâmica é bem maior do que outras pastilhas (como as metálicas, por exemplo). Elas ainda conseguem suportar altíssimas temperaturas sem ficar deformadas, o que faz com que a sua eficiência tenha um período bem mais prolongado. 

Poder de absorção

Um dos maiores problemas quando o assunto são os freios é o mau tempo, quando o veículo precisa enfrentar fortes chuvas, por exemplo. No caso das pastilhas de freio de cerâmica, a eficiência é mantida sem dificuldades mesmo em condições climáticas adversas, já que a absorção de água é ótima e garante a funcionalidade do freio.

Questão de estética

A estética é um fator secundário a ser levado em consideração, porém importante pois, por não ter componentes metálicos, essas pastilhas não soltam aquele desagradável pó preto que suja as rodas do carro. Portanto, ajudam a manter o veículo limpo. 

Com tantos benefícios, há alguma desvantagem nessas pastilhas?

Analisando bem, talvez a única desvantagem das pastilhas de freio de cerâmica seja mesmo o alto custo. O preço, que ainda é um pouco elevado, impede que a peça seja mais popular aqui no Brasil. Além disso, em alguns modelos de automóveis é necessário que as pastilhas de cerâmica sejam acompanhadas de um disco do mesmo material para que o seu funcionamento seja o mais adequado, o que encarece ainda mais.

Portanto, a resposta à pergunta do título deste post é: sim, vale a pena apostar nas pastilhas de freio de cerâmica, mesmo que o valor delas ainda seja salgado. O investimento é válido, pois o desempenho da peça colabora muito para o bom funcionamento do freio. Além disso, cada centímetro “ganho” na hora de uma frenagem pode evitar uma grande dor de cabeça. Afinal, não há valor alto demais quando o assunto é segurança.

Quer mais uma dica? Entre em contato com a Rhino Auto Parts e negocie os custos de pastilhas de cerâmica para o seu carro. Você pode ter uma excelente surpresa!