Poucas pessoas realmente entendem a importância da tecnologia e as diversas melhorias que ela proporciona no nosso dia a dia. Com as inovações tecnológicas, os processos mais complicados se tornam mais simples, e não é difícil perceber que as novidades desse setor já estão dominando os mercados, inclusive o automobilístico.

Os investimentos, que cresceram com o passar do tempo, são determinantes e conseguem guiar e moldar produtos e a forma com que os utilizamos. Quando falamos de carros, estamos falando também de um processo de digitalização intenso, que só vai se expandir nos próximos anos.

Todavia, o ser humano ainda não inventou uma forma de prever o futuro, portanto, o que nos resta é analisar os múltiplos contextos desse cenário em busca de projeções prováveis. De um modo geral, o que se diz entre os especialistas é que a palavra-chave da vez é “incorporar”. Inúmeras tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Big Data, serão acopladas a dispositivos já existentes para criar o novo: só nos resta esperar para ver.

Se você quer saber um pouco mais sobre o que esperar para o futuro e se preparar para as mudanças, continue lendo o texto a seguir.

Carros elétricos

Os carros elétricos já são uma realidade no mercado, porém, ainda não são muito comuns. São poucos aqueles que realmente colocaram essas máquinas nas ruas, principalmente por conta dos  altos valores envolvidos.

Em 2019, podemos esperar um aumento da frota, já que a burocracia e os impostos foram reduzidos de 25% para até 7%. Alguns outros modelos de veículo que não estavam disponíveis no país chegarão, e isso fará com que o consumidor tenha mais opções de produtos com um custo relativamente mais baixo do que antes, despertando o desejo de compra e promovendo o conceito para aqueles que ainda não o conheciam.

Compartilhamento de veículos

O compartilhamento de veículos é uma das propostas mais ousadas do mercado. A ideia é fazer com que donos de carros consigam “alugá-los” de forma autônoma, ou seja, sem precisar ir a uma locadora especializada. Todo o processo será feito através de aplicativos, por meios dos quais os interessados conseguirão desbloquear os automóveis e utilizá-los por um período determinado. Algumas empresas já disponibilizaram esse serviço com alguns exemplares de suas frotas, entretanto, nenhum deles é privativo, logo, os preços são mais salgados.

Aplicativos de mobilidade

Os aplicativos de mobilidade ficaram famosos há alguns anos, porém, espera-se que em 2019 novas opções sejam lançadas, com alguns diferenciais. Para muitos indivíduos, adquirir um carro próprio não compensa, por conta dos muitos gastos que vêm junto com este bem. Portanto, essa solução ainda tem muito espaço para ser explorada. O importante é fazer contas e ver se, a longo prazo, a alternativa pode ser vantajosa.

Veículos autônomos

Os veículos autônomos são o sonho de muitos motoristas, já que dirigir, para alguns, é uma atividade intensa e cansativa. Essa solução, que só havíamos visto nas grandes telas do cinema, hoje está mais perto de se tornar viável.

Com os carros autônomos, não será preciso procurar uma vaga de estacionamento, por exemplo, porque esta tarefa pode ser programada para ser feita sozinha. A quantidade de tarefas possíveis e simultâneas à locomoção aumentaria, enquanto a incidência de acidentes causados por erros humanos diminuiria de forma significativa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais são as expectativas para 2019 quando o assunto é o mercado automotivo, é mais fácil se preparar para as novidades que estão por vir.

Quando conhecemos melhor as ofertas, temos mais capacidade de aproveitá-las, visando à economia e à conveniência que a tecnologia proporciona. Lembre-se de sempre realizar pesquisas antes de abraçar qualquer inovação, afinal, nem sempre o que é bom para o perfil de terceiros será vantajoso para o seu.

Você está preparado para essas novidades?