Quando o radiador do carro e a ventoinha do radiador precisam ser trocados, existem alguns cuidados que você deve seguir. Saiba quais.

Quando você nota o superaquecimento do carro, não é logo de início que vai saber qual é a peça que está com defeito. Pode ser apenas uma que está prejudicando o sistema todo, pode ser que mais de uma apresente defeito ao mesmo tempo.

Como trocar a ventoinha do radiador?

O radiador do carro e a ventoinha do radiador são duas peças cujo funcionamento tem que ser impecável. Se apresentarem defeito e tiverem que ser trocados (cada modelo tem sua especificidade), saiba quais são os principais pontos de atenção a serem levados em consideração.


Como sempre alertamos: tenha um mecânico de confiança. A troca de da ventoinha do radiador obedece certos critérios que variam de modelo para modelo de automóvel. Essa peça do seu carro pode ter apresentado problemas de diversos tipos para ter chegado à necessidade de troca. A má instalação da peça pode acarretar problemas na peça nova.

Na hora da troca, tenha atenção a alguns movimentos do profissional que está cuidando do seu carro:
– deve remover todos os conectores e parafusos com cuidado para não danificar as peças, nem perder as partes;
– ceritificar-se que as mangueiras e conectores devem ser colocados após o encaixe perfeito da ventoinha no radiador.

Como trocar o radiador do carro?

A troca do radiador segue os mesmos princípios da troca da ventoinha. Se for essa a peça que está danificada, o profissional deve:
– retirar com cuidado as mangueiras e conectores do radiador antigo;
– retirar o novo radiador e perceber se ele encaixa corretamente no local do antigo;
– acoplar a ventoinha à peça com os parafusos corretos;
– encaixar perfeitamente ao condensador, deixando o espaço necessário;
– após o encaixe, o profissional deve checar se o sistema está estanque e devidamente pressurizado.

Como comprar o radiador do carro e a ventoinha?

Para comprar peças originais, é importante contar com lojas especializadas e que revendam marcas renomadas, como Valeo, Denso. Uma loja de autopeças como a Rhino Auto Parts, que revende o radiador de carro e a ventoinha do radiador de marcas conhecidas têm qualidade atestada por esses fornecedores.
Ter um atendimento especializado também é importante: em um momento assim, muitas dúvidas podem surgir e é interessante ter vendedores como os nossos, que consigam contribuir para aumentar o seu conhecimento sobre as peças do sistema de refrigeração.
Quer saber ainda mais sobre essas peças e todo o sistema de refrigeração?

Conheça mais sobre o seu sistema de refrigeração baixando nosso Guia