Revisão de freios

Os freios são os principais itens de segurança do carro e por motivos óbvios. Com isso é muito importante ficar sempre atento a alguns sinais como sons, barulhos diferentes na frenagem e até mesmo dificuldade ao frear. 

Geralmente em carros mais modernos, em média de 5 anos para cá o veículo vem com sensor que  acusa no painel algum problema no freio. Porém em grande maioria isso não existe, e é necessário fazer essa verificação manualmente. 

Em carros que não possuem o sensor, é importante ver se o pedal do freio desceu, ver se tem um barulho de pastilha apitando ao frear, e olhar o disco e se ele tem ranhuras e se está gasto.

Se alguns desses problemas forem identificados, que o disco está gasto e a pastilha também, é importante trocar o disco, a pastilha e o fluído para que o sistema possa funcionar 100%

Tipos de pastilhas para os freios do carro

Existem dois principais tipos de pastilhas  que são mais facilmente encontradas no mercado e que oferecem segurança e que se diferenciam em: 

Pastilha Comum: Geralmente é utilizada por oferecer o menor preço, porém traz eficiência e segurança. Lembrando que cada carro tem sua pastilha específica e que os preços podem variar, porém a compra de pastilhas online podem compensar mais que em auto peças físicas. Confira aqui.

Pastilha de Cerâmica: É um pouco mais sofisticada, pois ela tem uma pasta especial com menos metal e com isso proporciona que o freio fique mais macio e responda mais rápido, é indicada para carros mais pesados como SUV ou até mesmo blindados. 

Informações importantes 

A pastilha nova com o disco velho pode danificar ambos e quando se troca o disco e a pastilha não, ambos podem ser danificados também, logo o recomendado é que seja realizada a troca de ambas. 

O fluído é responsável pela lubrificação e pela pressão, ou seja, ele permite que o freio funcione e é um dos principais responsáveis pela frenagem, e deve ser trocado no máximo anualmente ou de 20 em 20 mil Km e mesmo assim ele não deve ser completado e sim totalmente trocado. 

Veja também: