itens-e-acessórios-para-carro

Itens de série, opcionais, acessórios… são termos que podem (e vão) aparecer, por exemplo, durante a sua negociação para comprar um carro novo. Você sabe a diferença entre estes 3 termos? Continue lendo e descubra!

Quais são as diferenças entre itens de série, opcionais e acessórios para carros?

Quando você está pesquisando automóveis para comprar, com certeza já deve ter ouvido estes termos de quem está realizando a venda. Mas, você sabe diferenciá-los? Estamos aqui para te ajudar nisso.

Itens de série

Itens de série dizem respeito a um modelo padrão do automóvel, produzidos em série (é daí que o termo surge), que já vem com o veículo, não podendo sofrer alterações e sem custos adicionais. 

Os itens variam de modelo para modelo e de montadora para montadora. Pesquise antes todos os itens de série presentes no automóvel que você quer comprar e não deixe de fazer o test-drive.

Se tomarmos um carro popular padrão como exemplo, ele virá com alguns itens de série, como ar quente, desembaçador, limpador de para-brisas traseiro, para-choque e outros. É importante ressaltar aqui que não consideramos os itens básicos, como cintos de segurança, estepe, triângulo. Já um carro mais caro, pode contar com vidros elétricos, direção hidráulica, ar-condicionado e outros.

Equipamentos opcionais

Os equipamentos opcionais são aqueles que o cliente pode acrescentar de fábrica. São peças que serão incorporadas ao veículo ainda na linha de produção, de acordo com as possibilidades e escolhas do comprador.

Antigamente, eles poderiam ser adicionados individualmente, mas hoje, é adotado o sistema de pacotes. É aqui que você deve prestar atenção, pois os adicionais podem valorizar o automóvel no momento de revenda, não apenas ser um atrativo sem valor agregado.

Entre equipamentos opcionais que podem valorizar seu automóvel, temos teto solar, central multimídia, partida por botão ao invés de chave, airbags duplos…  existem diversas opções!

Acessórios

Por fim, temos os acessórios. Eles podem ser incluídos no carro e colocados na concessionária ou você pode adquiri-los em lojas especializadas em peças automotivas e originais. Uma dica importante: existem diversas opções de acessórios originais vendidos em loja com o preço menor do que se fossem adicionados ao veículo como equipamentos opcionais, ou na concessionária como acessórios, como é o caso da central multimídia.

Entretanto, é importante considerar um detalhe: existem acessórios que são apenas adicionados ao automóvel, como é o caso de soleiras, tapetes e calhas, mas existem aqueles que necessitam de instalação especializada, como faróis de LED, por exemplo.

Antes de instalar um acessório, certifique-se de que ele é aprovado pelo fabricante do automóvel e exija qualquer tipo de documentação que possa confirmar isto. Se ainda estiver em dúvida, entre em contato com os serviços de atendimento ao consumidor oficiais.

Existem acessórios obrigatórios para carro?

Sim, além dos itens de série, existem diversos acessórios que são obrigatórios em veículos saídos de fábrica. Os airbags são mandatórios desde 2013, por exemplo. E no final de novembro de 2017, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), publicou uma lista com diversos acessórios e equipamentos que deverão, obrigatoriamente, estar presentes em veículos saídos de fábrica até o ano de 2022.

Quando você trafega com seu carro sem os acessórios e equipamentos obrigatórios, pode gerar multas e até apreensão do seu veículo. E a gente sabe que você não quer isso. 

Entre os acessórios obrigatórios, podemos destacar os mais importantes, que são:

  • cinto de segurança com 3 pontos e encosto para cabeça no assento central (até 2020);
  • dispositivos de iluminação com luzes diurnas de acionamento automático (a partir de 2023);
  • controles de estabilidade (até 2022);
  • aviso de frenagem de emergência (desde 2018);
  • aviso para faixa de manutenção (desde 2019);
  • avisos de uso do cinto de segurança (desde 2018);
  • ABS (desde 2014);
  • airbags frontais (desde 2013);
  • materiais internos não inflamáveis;
  • conjunto para estepe;
  • triângulo de sinalização.

Conclusão

São muitas coisas a serem pensadas quando chega a hora de comprar um carro, então pesquise bem, veja preços, compare concessionárias, veja os acessórios que compensam serem acrescentados e os que você pode deixar para depois e faça o melhor negócio. Estamos aqui para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Lembre-se de que sempre é possível customizar o seu automóvel, comprando as peças e acessórios em lojas que não na rede de concessionárias, podendo até sair mais barato.