Saiba o que causa ferrugem no radiador e como prevenir

O radiador é uma das principais peças do seu veículo, tendo como sua principal função não deixar o carro aquecer. Porém para que essa peça funcione perfeitamente são necessários alguns cuidados, que vão desde a compra de um radiador de qualidade até a sua manutenção preventiva para que não tenha ferrugem no radiador por exemplo.

O radiador cuidado de forma errada, pode gerar uma reação em cadeia que pode afetar e muito o seu bolso. Por exemplo, se o radiador enferrujar ele pode ficar sensível e furar, fazendo com que tenha vazamento de água, que consequentemente fará o carro esquentar, causando danos muito maiores que incluem queimar a junta do cabeçote e bater o motor.

Como prevenir o ferrugem no radiador

Existem ações que são muito simples que podem ser feitas para evitar o ferrugem e a fragilidade da sua peça, como por exemplo:

  • Não utilizar água comum  no reservatório do radiador pois ela oxida o radiador, tornando ele mais frágil e propício a furos porque a água contém cloro e o cloro é corrosivo, e a própria falta do aditivo que protege toda a câmara (as galerias, ou interior do bloco do motor)
  • Utilizar aditivos, de preferência concentrados e água desmineralizada para que o radiador tenha os líquidos de arrefecimento adequados e que faça o sistema de arrefecimento funcionar corretamente, prolongando a vida do seu radiador. 
  • Trocar a água do radiador pelo menos de 6 meses a 1 ano é interessante para que o líquido esteja sempre se renovando e deixando o sistema funcionando de forma correta. 

Mas fique tranquilo, produtos como aditivos e água desmineralizada são baratos, e o ideal é que sejam comprados de marcas de qualidade como a Paraflu, por exemplo. 

Como identificar o ferrugem no radiador

Não é só identificar pelo reservatório, pois a água pode estar barrenta por exemplo por vários outros fatores, o ideal é levar em uma oficina para medir com densímetro a densidade da água. Se você utiliza aditivos desde sempre não tem o que se preocupar, porém se você utiliza água normal, é bom verificar se o seu radiador já está prejudicado. 

O radiador já enferrujou, e agora?

Se enferrujou, tem que abaixar a água o quanto antes, e colocar aditivo concentrado e manter observando, porém já é importante pensar que será necessário trocar o radiador no futuro por um novo, com isso fique tranquilo, é uma peça que existem opções com um excelente custo-benefício e onde você pode parcelar, encontre o radiador do seu carro aqui.

Além disso é muito importante ficar atento, pois além disso, o radiador pode apresentar vários outros problemas que podem ser percebidos em pequenas mudanças no carro. Veja aqui como identificar  problemas no seu radiador. 

Veja também: