Suspensão do carro

A suspensão do carro é seguido do motor o componente principal de qualquer veículo, e com isso ela deve ser muito bem cuidada, não só na parte de manutenção, mas também no uso do veículo, e saber identificar alguns barulinhos é essencial para evitar grandes dores de cabeça e até mesmo evitar acidentes. 

A suspensão é uma parte muito complexa de qualquer veículo, e tem diferentes partes importantes, como o pivô e a bieleta que são peças que são baratas, porém se quebradas podem gerar um barulho desconfortável e também causar acidentes.

Como nossas ruas e estradas geralmente tem muitos buracos, é importante estar sempre atento a barulhos diferentes, para que esses problemas não ocorram, principalmente em buracos e em quebra molas. 

Como evitar esses problemas

Você pode evitar danos com pequenas ações enquanto você está dirigindo, como desviar de buracos, evitar cantar pneus, passar correndo nos quebra molas e também evitando freadas bruscas, pois todas essas ações forçam os principais componentes do carro, como a bieleta e o pivô. 

Quais as principais peças que você precisa conhecer

Bieleta

A bieleta é a peça fundamental para a estabilidade do carro, ela é articulada e é ligada diretamente a barra estabilizadora e quando ela quebra faz um barulho de ferro batendo em ferro e é fácil de ser percebida, porque faz um barulho imenso parecendo que a suspensão está toda quebrada, mas não se assuste com o barulho, pois é uma peça barata de se trocar em uma oficina especializada. 

Pivô ou Pino Bola

O pivô é uma peça que é ligada direto na balança do carro, e com isso ela se danificada pode oferecer um grande risco ao motorista e também merece ser observada, pois como a bieleta o seu som quando ela está estourada ou querendo quebrar é bem sutil, é um barulho seco que é sentido quando se passa no quebra molas ou em um buraco. 

Essa peça também deve ser trocada assim que se perceber o problema, pois você pode bater em um buraco ou em um quebra molas e o carro quebrar e só sair do local de reboque, pois todo o comando de suspensão do carro será perdido, ou pior até mesmo causar um acidente.

Mas fique tranquilo também, o pivô é barato e facilmente instalado em oficinas, onde o serviço também costuma ser barato.

Amortecedor

O amortecedor é uma peça fundamental no funcionamento geral da suspensão por que ele influencia diretamente nas curvas e na movimentação do carro, e se ele não estiver com um bom funcionamento ele pode travar e você pode perder o controle do carro em uma curva por exemplo, já que ele é responsável por manter o carro estável na movimentação de subida e descida da suspensão na curva.

Essa peça não é tão barata quanto as demais, porém ela é essencial e deve ser comprada de marcas boas como Cofap por exemplo, e existem lojas como a Rhino Autoparts onde você encontra a sua suspensão COFAP bem mais em conta.

Recomendações para uma direção mais segura

Para manter a sua suspensão em ordem, é muito importante levar o seu carro em um mecânico de confiança de 6 em 6 meses para olhar: 

  • Pivô
  • Terminal
  • Axial
  • Buchas da balança
  • Amortecedor e kit

E toda a linha de suspensão para o seu carro você consegue encontrar na Rhino Autoparts.

Veja Também: