Um dos principais itens do sistema de climatização do carro é aquele que chamamos “coração do sistema”: o compressor do carro. Se essa peça apresentar problemas, o sistema de climatização todo pode ser condenado. Vamos aprender mais?

Como funciona o compressor do carro?

O compressor do carro, como dissemos, é o coração do sistema. O compressor tem uma polia que é tocada por uma correia que por sua vez é tocada pela polia motriz do motor do carro. Quando o carro é acionado e, logo depois, o ar-condicionado, é o painel de comando que aciona o compressor, por meio do pressostato.
Esse é basicamente o funcionamento do compressor.

Um item muito importante no funcionamento do compressor do carro

Quando ele for instalado, deve ser feito por um profissional especializado. Existe uma tomada no compressor ligada à rede elétrica do veículo. Caso seja mal instalada, ocorre a inversão da polaridade. Isso causa um dano irreparável na bobina magnética do compressor e ele deixa de funcionar.

Clique e assista o vídeo

Quais os principais problemas que o compressor do carro pode apresentar?
Problemas com o ar-condicionado trazem consequências muito ruins para o veículo. Quando o sistema tem um desgaste, um barulho estranho (bate-estaca), deve-se prestar atenção. Um dos principais defeitos pode ocorrer por más instalações.

No caso de uma instalação errada, o rolamento da polia do compressor pode ser danificado, por exemplo, quando ele é pressionado. Suas esferas ficam achatadas e geram esse barulho estranho. O que se deve fazer se o defeito for detectado é parar o carro e chamar um reboque.

Clique e assista o vídeo

Como saber que o compressor do carro está com defeito e que o ar-condicionado pode quebrar?

Se o compressor do carro estiver apresentando defeitos, você pode ter sua viagem interrompida por o carro parar. É muito difícil detectar problemas do ar-condicionado a olho nu. Mas, você consegue detectar vazamento de fluido, de óleo, nas conexões do condensador, do filtro, do evaporador.

Mas, quem vai fazer o reparo é o profissional especializado. Assim, se você detectar, problemas assim no compressor do carro, contate imediatamente seu mecânico especializado de confiança.

Clique e assista o vídeo

Quer saber mais sobre o sistema de climatização do seu carro? Acesse nosso minicurso gratuito:

Acessar minicurso gratuito de climatização

Está precisando trocar o compressor? Acesse nosso site:

Quero comprar o compressor