ventoinha-do-radiador

O seu veículo é composto por diversas peças e sistemas, que devem funcionar em perfeita harmonia.

Esse equilíbrio é indispensável, já que todas as peças são interligadas, e seu bom funcionamento evita que grandes problemas ocorram.

E a ventoinha, um dos componentes do radiador do carro, é uma dessas peças tão importantes, que abordaremos neste material!

Para saber mais sobre esta peça e os motivos que a levam a apresentar defeitos, continue lendo o post e descubra!

Para que serve a ventoinha do radiador de carro?

A ventoinha tem o papel de acelerar a passagem de ar pelo radiador, fazendo com que a troca de calor da água e do ar seja mais rápida. A maioria dos automóveis modernos possui este sistema de refrigeração. De forma resumida: ela serve para resfriar o radiador.

É uma peça fundamental para que o radiador e o motor do carro operem de forma certa. Ela funciona com o auxílio de um motor elétrico, que faz com que seja usada apenas para evitar o superaquecimento do motor, sendo acionada apenas quando for necessário.

Entretanto, diversos problemas podem fazer com que a ventoinha não ligue ou não desligue. Confira a seguir:

A ventoinha não desliga: o que está acontecendo?

Um dos principais motivos de a ventoinha não desligar, está relacionado à carga de energia que passa direto pela peça e que é responsável por acioná-la.

Outro motivo é a temperatura do veículo. O sensor de temperatura é o componente responsável por determinar quando a ventoinha do radiador de carro deve ser ligada ou não ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. 

Se o sensor não estiver funcionando como deve, a ventoinha pode ficar acionada de forma contínua, pois não existe informação correta sobre a temperatura do veículo. 

Verifique também o nível do fluido de arrefecimento do sistema. A maneira mais simples de fazer isso é olhar para o seu reservatório. 

Certifique-se sempre de que o nível do fluido esteja próximo do máximo, para evitar o superaquecimento do motor. 

Defeitos envolvendo o fluido de arrefecimento podem prejudicar o funcionamento da ventoinha, acionando a peça sem pausa, por conta de superaquecimento ou pelo mal funcionamento de todo o sistema.

E se a ventoinha nem ligar: o que fazer?

O que mantém a ventoinha do radiador de carro conectada ao motor é a montagem efetiva do circuito elétrico. 

É ele o responsável por fazer o motor acionar e o carro funcionar. Se o  circuito queimar ou apresentar algum tipo de defeito, a sua substituição deve ser feita o quanto antes. 

A primeira ação a ser tomada quando qualquer parte elétrica do seu veículo apresentar mal funcionamento, é verificar o estado do fusível. Caso você tenha alguma dificuldade para encontrá-lo, pode encontrar esta informação no manual do proprietário do seu automóvel, para ver qual fusível controla o sistema de resfriamento. 

Após encontrar os fusíveis da ventoinha, verifique se eles estão intactos. Se não estiverem, a troca imediata deve ser feita para o problema ser resolvido.

É importante ficar atento para as molas existentes dentro da embreagem do ventilador, que podem se desgastar ou corroer com o tempo, principalmente se manutenções preventivas não forem feitas. 

Isso pode fazer com que a ventoinha não ligue ou não desligue.

Se, no momento em que você levar a peça a um mecânico, todo o resto parecer estar em bom estado, a embreagem do ventilador pode ser a causa mais provável da falha da ventoinha.

E, se você forçar o uso, pode gerar danos irreparáveis ao seu automóvel.

Não esqueça: busque sempre fornecedores de peças originais e de qualidade.

Realizar ou não uma análise técnica da ventoinha do radiador?

Se você notar que a ventoinha não está desligando ou o motor está superaquecendo, é importante realizar a análise da peça. 

Mas, esta análise não pode ser feita por qualquer pessoa, pois são necessários conhecimentos específicos e equipamentos especiais para que as medições sejam feitas. 

É uma boa ideia pedir que o seu mecânico de confiança realize esta análise.

Caso não tenha alguém, procure centros automotivos certificados para garantir que tudo seja feito por profissionais.

Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador

Quando se trata do assunto “automóveis”, algumas pessoas mais leigas podem se confundir facilmente por conta de ruídos que o veículo pode estar emitindo. Por isso, realize uma análise bem minuciosa acerca dos sons que o seu carro reproduz quando está funcionando perfeitamente. Fique atento a qualquer ruído fora do comum.

Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo. 

Durante todo o processo, se atente a qualquer barulho diferente, ruído ou falha na performance, pois pode ser um motivo para a ventoinha não estar desligando.

Esperamos que tenha entendido os motivos de a ventoinha do radiador de carro não ligar ou não desligar!

Recomendamos sempre que, caso você não tenha experiência, leve o seu veículo a centros automotivos, com pessoas capacitadas para realizar todo o trabalho e oferecer suporte técnico especializados. E sempre utilize peças originais, adquiridas em lojas de confiança!