Chegamos ao fim do ano, a época mais cobiçada para tirar férias e viajar. Fazer uma viagem é sempre um programa interessante para relaxar e recarregar as energias e, quando o trajeto é feito com  o próprio veículo, melhor ainda, pois é você quem comanda os seus horários.

No entanto, quando falamos de viagens de carro, é preciso redobrar os cuidados com a manutenção, em especial se a distância for longa. É uma questão primordial de segurança fazer uma revisão completa do seu veículo antes de uma viagem.

Você sabe que cuidados deve tomar com seu carro antes de sair de férias? Neste post, a gente explica! 

Primeiro de tudo: programe a revisão

Se você pretende fazer uma viagem de carro, é fundamental que as revisões estejam em dia. Muitos pensam que a manutenção do veículo se refere somente a trocar óleos, filtros e velas, porém, uma revisão completa deve ir bem além disso.

É durante essas revisões que profissionais qualificados irão verificar as condições gerais do seu carro, analisando se ele está apto para suportar a viagem. Nesse momento, eles devem investigar a necessidade de substituição de peças para evitar qualquer problema mecânico no meio do caminho. 

Verifique os pneus

Ter pneus em mau estado é um grande risco. Para além da possibilidade de ficar na mão no meio da estrada, a má conservação dos pneus também pode causar acidentes graves. Portanto, trata-se de um item fundamental a ser verificado no check-up. Não esqueça de vistoriar também o estepe. 

É preciso substituir os pneus que estejam danificados ou “carecas”, fazendo a calibragem deles de acordo com o modelo do veículo. Outros itens a serem verificados na calibragem são: o número de ocupantes do carro e o peso das bagagens. 

Alinhamento e balanceamento: deixando o volante firme

Mesmo fora das revisões programadas das concessionárias, o seu carro pode, sim, precisar de alinhamento e balanceamento. Portanto, não negligencie esse procedimento. Afinal, deparar-se, no meio do caminho, com um buraco ou qualquer outro obstáculo é um risco esperado, e você precisa estar preparado para isso. 

Por sinal, aproveite a oportunidade, e verifique os amortecedores também.

Cuidado com os freios

Os freios estão praticamente na mesma categoria de segurança básica que os pneus pois, se eles não estiverem funcionando de maneira adequada, o risco de acidentes aumenta. 

Antes da viagem, vale muito a pena revisar discos, pastilhas, entre outros componentes ligados à frenagem do seu carro. Acredite: esse é um cuidado que trará muito alívio na estrada.

Atenção ao sistema de iluminação

O ideal é que todo o seu sistema de iluminação esteja em perfeito estado, sem nenhuma avaria, principalmente se você for viajar de noite. 

Por isso, verifique com atenção as setas, as luzes de freio e da ré, o pisca alerta e os faróis. Assim, você conseguirá o máximo de visibilidade, seja de madrugada, seja num trecho com neblina, ou durante qualquer adversidade. 

Fluidos para uma boa lubrificação

Também é necessário manter os sistemas de seu automóvel bem lubrificados, especialmente se a viagem for longa. Por isso, verifique o estado dos fluidos e confira se há vazamentos no veículo.

Óleo de motor e transmissão, fluidos para freio, embreagem e direção hidráulica: tudo isso precisa ser verificado e, caso necessário, substituído. 

Equipamento de segurança nunca é demais

Alguns itens de segurança são muito importantes em qualquer viagem. É o caso do triângulo, do macaco hidráulico e da chave de roda, itens indispensáveis para eventualidades no meio do percurso, e que devem estar em bom estado de conservação.

É preciso também que os cintos de segurança estejam em pleno funcionamento e que haja uma caixa de primeiros socorros no veículo. 

Retoques finais

Para arrematar seu check-up, verifique a palheta do limpador de para-brisa. Dê uma olhada também nas correias, para evitar que elas quebrem, fazendo o motor parar de funcionar. Se for necessário, substitua-as. Por fim, veja se o velocímetro e as luzes do painel estão funcionando corretamente para não ser pego de surpresa no meio do percurso.  

Com esses cuidados tomados, sua única preocupação nessas férias será viajar tranquilo e relaxar! 😉